Atrizes mineiras Fernanda Vianna e Inês Peixoto estão no filme 'Meu pé de laranja lima'

Longa é protagonizado por José de Abreu e pelo menino João Guilherme Ávila

23/04/2013 08:54
Camila Botelho/Divulgação
José de Abreu e João Guilherme em Meu pé de laranja-lima, filme baseado no livro de José Mauro de Vasconcelos (foto: Camila Botelho/Divulgação)
Duas atrizes mineiras integram o elenco de 'Meu de pé de laranja-lima', adaptação cinematográfica baseada no clássico homônimo de José Mauro de Vasconcelos: as atrizes Fernanda Vianna e Inês Peixoto, ambas do Grupo Galpão. O filme conta a história de Zezé (João Guilherme Ávila/Caco Ciocler), uma criança criativa e arteira, que se refugia da incompreensão e da falta de afeto em seu mundo imaginário.

A vida do menino muda quando ele conhece um adulto (José de Abreu) que o entende e que tenta participar desse seu universo especial. Zezé é o quarto de cinco irmãos, de uma família pobre que mora no interior. Sua mãe (Fernanda Vianna, do Grupo Galpão) trabalha para sustentar todos, já que seu pai (Eduardo Dascar) está desempregado. O filme mostra o contraste de pequenos momentos da vida diária com imagens que adquirem um tom quase épico, sob o olhar de Zezé em suas fantasias.

Com roteiro de Marcos Bernstein e Melanie Dimantas e fotografia de Gustavo Hadba, o longa tem ainda em elenco Julia de Victa, Tino Gomes, Inês Peixoto, Kathia Calil, Leônidas José, Pedro Valle, Eduardo Moreira, Ricardo Bravo, Tadeu Silva Timote, Adim Martins Monteiro Neto e Emiliano Queiroz, como ator convidado. O ator Caco Ciocler faz uma participação especial.

O livro de José Mauro de Vasconcelos foi traduzido em 12 idiomas e publicado em mais de 30 países, incluindo a Coreia do Sul, que tem edição em quadrinhos, com 224 páginas ilustradas. A obra, lançada há 45 anos, vendeu mais de 1 milhão de cópias no Brasil.

O filme, dirigido por Marcos Bernstein e produzido por Katia Machado, estreou no Festival do Rio e participou da mostra Alice, no Festival de Roma, onde o júri que o premiou destacou “o perfeito equilíbrio entre poesia e entretenimento, que o transforma em um obra tecnicamente elegante e, ainda assim, acessível”.

Assista ao trailer do filme:

MAIS SOBRE CINEMA