Festival de Cinema Brasileiro de Paris coemeça nesta terça-feira

15ª edição da mostra presta homenagem a Cacá Diegues e terá o lançamento oficial do filme 'Viramundo'

16/04/2013 08:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

TV Brasil/Divulgação
Gilberto Gil estará em Paris para lançamento do documentário 'Viramundo' (foto: TV Brasil/Divulgação)
Começa nesta terça-feira e segue até o dia 23, o Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que chega à 15ª edição e homenageia Cacá Diegues. O evento será marcado pela volta ao cinema L’Arlequin, conhecido por exibir produções de prestígio na cidade, e terá lançamento mundial de 'Viramundo', dirigido por Pierre-Yves Borgeaud, e 'Histórias de arcanjos', de Bruno Quintella e Guilherme Azevedo.

 

A mostra competitiva reunirá sete filmes brasileiros, como 'A busca', que estreou recentemente nos cinemas brasileiros, e 'Colegas'. Na abertura, o público poderá assistir 'Gonzaga – De pai para filho', de Breno Silveira, que estará em Paris apresentando o longa.

“É realmente uma enorme emoção voltar para a sala L’Arlequin, onde durante sete anos tivemos a honra de receber personalidades do cinema brasileiro, como Fernanda Montenegro, Paulo José, Marieta Severo, José Wilker e muitos outros. Em Paris, o L’Arlequin é nosso Odeon, templo do cinema independente.", comenta Katia Adler, curadora do festival.

Com exibição prevista para sexta-feira, 'Histórias de arcanjo' é documentário sobre a vida do jornalista investigativo Tim Lopes, feito a partir de depoimentos de colegas de redação, personagens de matérias e amigos que ajudaram Quintella, filho do jornalista, a traçar a trajetória de Tim, assassinado por uma facção criminosa do Rio, em 2002. Já 'Viramundo' acompanha turnê do cantor Gilberto Gil com passagens pela Austrália, África e Brasil. A exibição será dia 23, com a presença de Gil.

MAIS SOBRE CINEMA