Filme 'Atrás da porta', baseado em romance de Magda Szabó, estreia nesta sexta-feira

Longa-metragem é protagonizado por Helen Mirren

por Sérgio Rodrigo Reis 12/04/2013 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Califórnia Filmes/Divulgação
Helen Mirren é um bom motivo para assistir à 'Atrás da porta' (foto: Califórnia Filmes/Divulgação)
A inspiração de 'Atrás da porta' é o premiado romance da escritora húngara Magda Szabó. Dirigida por István Szabó, que também assina o roteiro ao lado de Andrea Vészits, a história se passa na Hungria devastada pelos efeitos da guerra, na segunda metade do século 20. Nesse quadro convivam duas pessoas de personalidades antagônicas: a rica escritora em ascensão Magda (Martina Gedeck) e a distante e misteriosa governanta Emerenc (Helen Mirren). Enquanto Magda caminha em direção ao sucesso profissional, Emerenc está presa aos horrores do passado.

Veja mais fotos do filme

Confira os horários das sessões


Depois de se mudar para confortável casa, Magda procura nos arredores uma governanta e encontra na decadente vizinha Emerenc os requisitos esperados. Ótima cozinheira e rígida nos princípios, a serviçal aceita o trabalho com uma condição: que nunca seja questionada sobre o passado e que a patroa jamais entre na casa dela. O mistério que cerca a empregada é o centro da trama. Merecem destaque as atuações impecáveis de Mirren, vencedora do Oscar por 'A rainha'; e de Gedeck, que coleciona 24 prêmios em cinema e TV. Também as locações valem a ida ao cinema. São adaptação e direção que deixam a desejar. Não é por menos, a história é difícil de ser contada pois envolve mulheres de universos distantes que iniciam amizade incomum. As características das duas se invertem e a governanta passa a interferir até mesmo na vida do casal, sem que, com isso a muralha que as separa seja derrubada. Afinal, o que Emerenc esconde em sua misteriosa casa?


A escritora Magda Szabó (1917-2007) ficou conhecida como uma das melhores autoras da Hungria. Sempre deu vida a personagens e a conflitos de famílias de classe média de cidades provincianas. Escreveu 'Atrás da porta' em 1987 e venceu o prêmio francês Femina Étranger com o livro em 2003. Premiada variadas vezes na Hungria, teve seus trabalhos publicados em 42 países.

Assista ao trailer do filme:


MAIS SOBRE CINEMA