Steven Spielberg é o novo presidente do júri no Festival de Cannes

Diretor de grandes sucessos do cinema de Hollywood chefiará comissão julgadora na 66ª edição da mostra na riviera francesa, que acontece em maio

por AFP 28/02/2013 10:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO/Frederic J. Brown
Longa série de sucessos do norte-americano teve amostra recente em 'Lincoln', indicado ao Oscar de Melhor Filme e vencedor do prêmio de Melhor Ator por Daniel Day-Lewis (foto: AFP PHOTO/Frederic J. Brown)
O diretor e produtor americano Steven Spielberg presidirá o júri do 66º Festival de Cinema de Cannes, que será realizado de 15 a 26 de maio, segundo anunciaram os organizadores do evento nesta quinta-feira, 28.

"É, para mim, uma grande honra e um imenso privilégio presidir o júri de um festival que incansavelmente segue demonstrando que o cinema é a linguagem do mundo", declara por sua vez, no comunicado oficial, Steven Spielberg, um dos homens mais poderosos de Hollywood, que sucederá no cargo o diretor italiano Nanni Moretti.

Spielberg, de 66 anos, apresentou no passado diversos filmes em Cannes, em geral fora de competição. Em 1974 ganhou o prêmio de Melhor Roteiro com 'Louca escapada'.

A filmografia de Steven Spielberg é "um constante ir e vir entre o sonho e a realidade. Alternando entre filmes de entretenimento e graves reflexões sobre a História, o racismo e a condição humana, ela reflete sua aspiração a um mundo pacífico e reconciliado", destacam os organizadores do festival.

Em 40 anos de carreira, Spielberg fez 27 filmes, em sua maior parte marcos na história do cinema mundial: de 'Encurralado', em 1971, originalmente uma produção para a televisão, a 'Tubarão'; de 'Os caçadores da Arca Perdida' a 'Jurassic Park'; de 'A cor púrpura' a 'Lincoln', que acaba de permitir ao ator Daniel Day-Lewis a conquista do terceiro Oscar de sua carreira, no último domingo.

Spielberg recebeu o Oscar de Melhor Diretor por 'A lista de Schindler', em 1994, e por 'O resgate do soldado Ryan', em 1998.

Segundo Thierry Frémaux, delegado-geral do Festival de Cannes, "seus filmes, e também seu compromisso em todos os sentidos, o equiparam, ano após ano, aos maiores cineastas de Hollywood. Estamos orgulhosos em lhe dar as boas-vindas", ressaltou.

Steven Spielberg sucede no posto Nanni Moretti, em 2012; Robert de Niro, em 2011; Tim Burton, em 2010; Isabelle Huppert, em 2009, e Sean Penn, em 2008.

MAIS SOBRE CINEMA