Alexei Guerman, diretor que influenciou gerações na Rússia, morre aos 74

Cineasta lutou contra censura em carreira concisa

por AFP 21/02/2013 14:17

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
PATRICK KOVARIK / AFP
Guerman assinou poucos filmes, mas influenciou toda uma geração de diretores com seus dramas que retratavam a era de Stalin no poder (foto: PATRICK KOVARIK / AFP)
O cineasta russo Alexei Guerman, de 74 anos, considerado um "monstro sagrado" do cinema soviético e russo, morreu nesta quinta-feira, 21. O falecimento foi anunciado pelo filho do diretor.

Guerman nasceu em 20 de julho de 1938 em Leningrado, atualmente São Petersburgo. Ele era filho do escritor e roteirista Yuri Guerman. "Alexei Guerman era um monstro sagrado do cinema soviético e russo, o último herdeiro da cultura elitista soviética", declarou à AFP o crítico de cinema Mikhail Trofimenkov.

A morte de Guerman, discípulo de célebres cineastas soviéticos, como Grigori Kozintsev e Gueorgui Tovstonogov, marca "o fim de uma época", completou. "Era único. O que mais se pode dizer sobre o talento artístico deste homem?", declarou o cineasta Alexander Sokoruv.

Censurado em várias oportunidades, Guerman dirigiu filmes como 'Vinte dias sem guerra' (1976) ou "Meu amigo Ivan Lapshin' (1984).

"Cada um de meus filmes fez com que fosse demitido do estúdio em que trabalhava, mas, depois de algum tempo, me propunham um novo projeto", afirmou Guerman em 2008, durante os Encontros Cinematográficos de Seine-Saint-Denis (França). "A incompetência dos funcionários que têm que aplicar as leis russas suaviza a dureza das mesmas", completou.

MAIS SOBRE CINEMA