Votações para o Oscar se encerram

Quase 6 mil profissionais do setor votaram em 24 categorias

por Estado de Minas 21/02/2013 06:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Terminou na noite de ontem a votação para o Oscar 2013, depois de uma campanha milionária feita pelos estúdios de Hollywood em busca da principal consagração do cinema mundial. Pela primeira vez em 85 anos na história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a votação ocorreu também pela internet. Os prêmios serão entregues no domingo.

Mais de 5,8 mil profissionais do setor votaram desde 8 de fevereiro nas 24 categorias. O prazo foi encerrado às 17h de terça-feira, em Los Angeles (22h em Brasília). Os resultados serão tabulados em local secreto por auditores da PricewaterhouseCoopers, que entregam os envelopes com os nomes dos ganhadores já nos bastidores da cerimônia de premiação.

Analistas veem uma disputa acirrada pelos prêmios de melhor filme, diretor, atriz e ator coadjuvante, e isso levou os estúdios a bombardearem jornais, rádios, publicações setoriais e canais de TV com promoções para os seus indicados.

O jornal Los Angeles Times calculou que a Warner, responsável por Argo, e a Disney, distribuidora de Lincoln, tenham gasto cerca de US$ 10 milhões cada um nas suas campanhas das últimas semanas. Os dois filmes disputam o prêmio principal, o de melhor filme.

A PricewaterhouseCoopers diz que nunca houve violação de resultados em 79 anos de colaboração da firma com Hollywood. Mas neste ano a apuração enfrentava outro desafio – a adoção da votação via internet, paralela à tradicional opção das cédulas em papel remetidas pelo correio por membros da Academia espalhados pelo mundo. "É um sistema muito robusto, com várias características de segurança", disse Rick Rosas, da Price, que participa da apuração desde 2001. Ele disse que mais de metade dos integrantes da Academia votou pela internet.

MAIS SOBRE CINEMA