A hora e a vez dos documentários

27/10/2012 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Cao Guimarães/Divulgação
Otto está entre os longas selecionados para o forumdoc.bh (foto: Cao Guimarães/Divulgação)

Vinte e quatro filmes foram selecionados para as mostras competitivas nacional e internacional do forumdoc.bh, Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, que realiza sua 16ª edição consecutiva entre 22 de novembro e 2 de dezembro, no Cine Humberto Mauro e no câmpus da UFMG. 

As obras foram selecionados por comissão curatorial a partir da inscrição on-line de filmes de diversos países. O conjunto apresenta panorama da produção recente de documentários, produzidos nos dois últimos anos. Serão 14 na mostra competitiva nacional, que reúne desde produções mineiras a realizações indígenas e outros trabalhos cujo olhar vai além do eixo Sul do país. Já os 10 filmes da mostra internacional retratam aspectos da grande diversidade cultural, social e política da Bélgica, Portugal, França, Burkina Faso, Índia, Rússia e Japão. 

Os filmes da competitiva nacional são: A cidade é uma só, de Adirley Queirós; Câmara escura, de Marcelo Pedroso; Doméstica, de Gabriel Mascaro; Em busca de um lugar-comum, de Felippe Schults; Espírito Santo Futebol Clube, de André Ehrlich Lucas e Lucas Vetekesky; HU, de Pedro Urano e Joana Traub Csekö; Lullaby, de André Lage; Margens dos Marques, de Mariana Andrade; Mr. Sganzerla, Os signos da luz, de Joel Pizzini; Otto, de Cao Guimarães; Porcos raivosos; de Isabel Penoni e Leonardo Sette; Pele de branco, de Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro; Tamjetória ou a antiperformance, de Daniel Lisboa; Tava – A casa de pedra, de Ariel Ortega, Ernesto de Carvalho, Patrícia Ferreira e Vincent Carelli.

O forumdoc.bh dedica-se à exibição, discussão e ao fomento da produção cinematográfica, sobretudo a documental. Ao longo de sua trajetória, exibiu mais de 2 mil filmes, para público total estimado em 70 mil pessoas. É organizado pela Associação Filmes de Quintal em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Veja a programação completa em www.forumdoc.org.br.


MAIS SOBRE CINEMA