Projeto Cinecentro promove 1ª Mostra de Cinema Surdez em Cena

Filmes como Filhos do silêncio e A música e o silêncio serão exibidos

02/10/2012 15:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paramount/Divulgação
Filme de 1986, Filhos do silêncio será exibido hoje no Centro Cultural UFMG (foto: Paramount/Divulgação )
Filhos do silêncio e A música e o silêncio estão entre os filmes que serão exibidos esta semana na 1ª Mostra de Cinema Surdez em Cena, no projeto Cinecentro, do Centro Cultural UFMG. A mostra, que teve início em 18 de setembro e se estende até dia 11, é composta por filmes que tratam do universo de pessoas com deficiência auditiva. As sessões são realizadas sempre às terças e quintas-feiras, às 19h, com entrada franca. A curadoria é da equipe do projeto Diálogos de inclusão, da Faculdade de Letras da UFMG e a mostra é fruto de parceria do Centro Cultural com o projeto de extensão.  O objetivo é instituir espaços de comunicação e discussão com a comunidade universitária sobre a importância da língua brasileira de sinais para a pessoa surda, além de discutir questões relacionadas à surdez. O Cinecentro é projeto permanente do Centro Cultural UFMG e oferece ao público acesso a filmes atrelados a um tema que estabeleça nexo, informação, reflexão e entretenimento qualificados.
Filhos do silêncio (EUA, 1986), de Randa Haines, será exibido nesta terça-feira, às 19h. O filme conta a história de James (William Hurt), professor de linguagem para surdos que gosta de usar métodos pouco convencionais. Numa escola para surdos onde vai trabalhar, ele conhece Sarah (Marlee Matlin), uma mulher triste e fechada, que continua frequentando o lugar apesar de já ter se formado. No início, James vê Sarah como um desafio à sua didática. Mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional que acaba rompendo a barreira do silêncio que os separa. James tenta se aproximar da jovem e então descobre o seu medo do mundo.
 
 1ª Mostra de Cinema Surdez  em Cena – Às 19h
Nesta terça-feira – Filhos do silêncio (1986), de Randa Haines
Dia 4 – A música e o silêncio (1996), de Caroline Link
Dia 9 – Sobre meus lábios (2001), de Jacques Audiard
Dia 11 – O milagre de Anne Sullivan (1962), de Arthur Penn
Local: Centro Cultural UFMG, Avenida Santos Dumont, 174, Praça da Estação. Informações: (31) 3409-8284 e 3409-8290 ou www.centrocultural.ufmg.br.


MAIS SOBRE CINEMA