Mumia tem novidades

27/09/2012 10:11

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
reprodução/Isabel Herguer
Amar, animação de Isabel Herguera, da Espanha, está entre os destaques da mostra (foto: reprodução/Isabel Herguer)
 
A Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia) está completando 10 anos e, para celebrar, lança o livro Subversivos – O desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais, escrito a várias mãos. A programação, que começa em 4 de outubro e segue até dia 25, em diferentes espaços de BH e Nova Lima, reúne filmes de mais de 30 países, exibições especiais de animações italianas contemporâneas e curtas portugueses. Além disso, serão promovidas oficinas de introdução ao cinema de animação e recorte (veja no blog http//mostramumia.blogspot.com).

Na abertura, dia 4, no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro) serão exibidos curtas italianos com o artista Andrea Martinini, que apresenta seus filmes e acompanha as sessões até o dia 8. Com uma bagagem extensa no mercado audiovisual, Martinini criou trilhas sonoras para curtas de animação de Blu, Saul Saguatti, Michele Bernardi, Pierre Hébert. O artista ensina história da animação na escola de belas-artes de Palermo e trabalha em estreita colaboração com vários festivais internacionais, ministrando aulas magnas, workshops, palestras sobre temas relacionados com a animação e trilha sonora.

As demais mostras especiais, exibidas no Cine Humberto Mauro, serão viabilizadas pelo cineclube de Avanca, associação sem fins lucrativos para a promoção e produção da cultura pelos meios audiovisuais, com sede na cidade de mesmo nome, em Portugal; pela produtora francesa Doncvoilá e pelo cineclube da Bélgica, que prestigiará a festa nas mostras especiais.

A mostra comemorativa também exibirá outros 300 filmes em espaços espalhados por Belo Horizonte e Nova Lima. Curtas regionais, nacionais e internacionais de diversas vertentes da arte da animação, incluindo 22 de Minas, serão exibidos até 25. No dia 12, a Mumia apresentará, nos locais de exibição, mostra de filmes de animação especial para o Dia das Crianças. 



MAIS SOBRE CINEMA