Helvécio Ratton ganha homenagem do Cine Festival Inconfidentes

Terceira edição do projeto promete animar Mariana e Ouro Preto

25/09/2012 09:20

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Maria Tereza Correia/EM/D.A Press
(foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
 
O projeto cultural Inconfidentes – Festival Nacional de Cinema e Vídeo, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, chega à terceira edição este ano e traz novidades que prometem agitar Mariana e Ouro Preto de 4 a 7 de outubro. Mais uma vez, toda a programação do evento terá entrada franca e será aberta à comunidade. Para o coordenador geral do evento, professor Adriano Medeiros, essa integração entre universidade e comunidade é primordial. “A cada edição, buscamos ampliar nosso contado com o público residente nas cidades de Mariana e Ouro Preto. Estamos propondo um evento para a região e não apenas para o conceitual da academia. Assim, oferecemos espaço para a participação de todos. Pensamos a arte, e em especial esse festival, como grande possibilidade de integração e trocas de saberes e culturas”. 
 
O Cine Festival Inconfidentes surgiu em 2010, como forma de proporcionar o diálogo entre realizadores de filmes brasileiros com o público, saindo dos grandes centros e chegando ao interior de Minas. A proposta é consolidar, anualmente, um evento que propicie o intercâmbio de experiências entre realizadores, críticos, estudiosos e amantes da sétima arte, além da possibilidade de correlações e debate de valores culturais e artísticos das diversas regiões brasileiras, combinando o cinema verde-amarelo ao clima histórico local.
 
Este ano, o Cine Festival Inconfidentes traz, entre as novidades, o concurso de vídeo, aberto a estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas da região. A proposta é que eles possam experimentar a produção/realização de vídeos a partir do equipamento que tiverem disponível, como celulares e máquinas digitais. Os vídeos inscritos serão selecionados para exibição durante o festival e aquele considerado melhor pelo público vai receber a medalha Cine Inconfidentes.
 
Outra novidade é que este ano o festival terá um cineasta homenageado, o diretor mineiro Helvécio Ratton, que já confirmou presença para debate sobre seu longa Batismo de sangue. Além de ter vários de seus filmes exibidos no evento, o cineasta ganhará exposição na Galeria Sesi Mariana. Pulsando quimeras, textualizando Helvécio vai apresentar um pouco da trajetória e da vida do diretor por meio de cartazes, fotografias, figurinos e objetos da direção de arte que foram utilizados em seus filmes.
 
Para as crianças, haverá duas sessões com filmes infantojuvenis em cada cidade. Além dos curtas, o público jovem vai curtir dois longas de Ratton, Menino Maluquinho – o filme e Pequenas histórias. Para ampliar o momento lúdico, a organização promoverá atividades de desenho e pintura ao fim das sessões.
 


MAIS SOBRE CINEMA