Livro A família vai ao cinema é lançado nesta terça-feira

O filme Hanami: cerejeiras em flor é um dos enfocados no livro

04/09/2012 10:01

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Rede Minas/Divulgação
(foto: Rede Minas/Divulgação)
 
Ela costuma estar dos dois lados: é espectadora e/ou tema de obras cinematográficas, com enfoques dos mais variados. Pensando nisso, Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes organizaram a publicação que tem lançamento nesta terça-feira em Belo Horizonte: A família vai ao cinema, sexto título da coleção Cinema, Cultura e Educação, da Autêntica Editora,
A partir da escolha de bons filmes que abordam a temática da família, pesquisadores das áreas de ciências sociais, educação, psicologia e comunicação, do Brasil e de Portugal, produzem uma variada reflexão a respeito, que se configura como estimulante instrumento de debate para educadores e espectadores de modo geral.
O volume analisa 11 filmes, de diferentes épocas, países e diretores, como Rocco e seus irmãos (Itália, 1960, Luchino Visconti); Sonata de outono (Suécia, 1978, Ingmar Bergman); Mamãe faz 100 anos (Espanha, 1979, Carlos Saura); Parente é serpente (Itália, 1992, Mario Monicelli); Lavoura arcaica (Brasil, 2001, Luiz Fernando Carvalho); Lugar nenhum na África (Alemanha, 2001, Caroline Link); As invasões bárbaras (Canadá, 2003, Denys Arcand); Conversando com mamãe (Argentina, 2004, Santiago Carlos Oves); Um herói do nosso tempo (Romênia, 2004, Radu Mihaileanu); A culpa é do Fidel! (França, 2006, Julie Gavras); e Hanami: cerejeiras em flor (Alemanha, 2008, Doris Dorrie).
A coleção Cinema, Cultura e Educação conta com outros cinco títulos publicados: A escola vai ao cinema; A mulher vai ao cinema; A diversidade cultural vai ao cinema; A infância vai ao cinema e A juventude vai ao cinema.
Inês Assunção de Castro Teixeira é doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-doutora em educação pela Universidade de Barcelona e professora da Faculdade de Educação da UFMG (graduação e pós-graduação). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente. José de Sousa Miguel Lopes é doutor em história e filosofia da educação pela PUC SP e professor da UFMG.
 
A família vai ao cinema
Lançamento do livro da coleção Cinema, Cultura e Educação, organizado por Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes, às 19h, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha. 


MAIS SOBRE CINEMA