'O futuro é digital', define Keanu Reeves sobre documentário que aborda tendências do cinema

Entrevistas com personalidades de primeira escala do ramo debatem novo formato da sétima arte

23/08/2012 09:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Angelika Warmuth/AFP-16/2/12
Ator e também produtor, Keanu Reeves discute os avanços da tecnologia na indústria do cinema (foto: Angelika Warmuth/AFP-16/2/12)
 
O novo filme de Keanu Reeves, Side by side, não tem perseguições automobilísticas, explosões ou balas em câmera lenta como as de Matrix. Mas para os cinéfilos, há algo mais valioso do que isso: um olhar de dentro para fora sobre o impacto da tecnologia digital na arte cinematográfica tradicional.
 
Reeves é coprodutor e entrevistador no documentário de 98 minutos, dirigido por Chris Kenneally. Nele, personalidades como James Cameron, David Fincher, David Lynch, George Lucas, Danny Boyle, Martin Scorsese, Christopher Nolan e Steven Soderbergh falam sobre as diferenças entre filmar com película ou em suporte digital.
 
Side by side estreou em 17 de agosto, em Los Angeles, e chega às salas de outras cidades norte-americanas nas próximas semanas. E já está disponível também em vídeo on-demand, mas só para quem estiver nos Estados Unidos. “Quando rodamos A ocasião faz o ladrão, que eu também produzi, estava conversando com Chris Kenneally sobre toda a nova tecnologia digital e todas as mudanças na indústria”, lembra Reeves. “Estávamos sentados na ilha de pós-produção, tentando acertar a imagem fotoquímica com a imagem digital, lado a lado, e aí caiu a ficha para mim: o filme vai acabar, e deveríamos documentar toda essa evolução. Então, Chris e eu gradualmente montamos uma equipe para fazer o documentário.”
 
“Acho que a película, se não morreu, sobrevive por aparelhos, e vai ficar cada vez mais difícil até mesmo conseguir película”, continua Keanu Reeves.” Pessoalmente, sou um grande fã da película, e é triste vê-la ir embora, mas o futuro é digital.”


MAIS SOBRE CINEMA