Centenário de Nelson Rodrigues é celebrado com cinema, teatro e seminário em BH

Iniciativa do Centro Universitário UNA relembra obra do jornalista e dramaturgo, nascido em 1912

23/08/2012 09:08

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Agência Estado - 8/4/04
Jece Valadão em Boca de ouro, filme de Nelson Pereira dos Santos sobre obra de Nelson Rodrigues (foto: Agência Estado - 8/4/04)
O Instituto de Comunicação e Artes (ICA) do Centro Universitário Una celebra nesta quinta-feira, 23, o centenário de Nelson Rodrigues. O evento vai mostrar e discutir as relações do dramaturgo brasileiro com o cinema, o teatro, o jornalismo e o futebol. O objetivo do encontro é desenvolver o sentido crítico e possibilitar a reflexão sobre a importância de um dos maiores artistas do Brasil. 
Nelson Rodrigues nasceu no Recife, Pernambuco, em 23 de agosto de 1912. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira como jornalista, cronista esportivo e escritor de peças teatrais sobre as relações sociais. Suas peças eram muitas vezes vistas como obscenas e imorais por tratar de assuntos sobre sexo, loucura e prostituição usando da tragédia e humor. A mais famosa delas, Vestido de noiva, trouxe renovação teatral nunca vista nos palcos. Nelson Rodrigues morreu em 21 de dezembro de 1980, vítima de trombose, insuficiência respiratória e circulatória. 
Na abertura, às 8h, no hall do ICA, haverá performances e exibição de documentários de entrevistas, leitura de textos, exposição de fotografias e desfile de moda inspirado na peça Vestido de noiva. Na biblioteca, haverá exposição de livros do escritor. Às 13h, na sala 1 do ICA, será exibido o filme Boca de ouro (1963), dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos. No encerramento, no pátio do ICA, das 19h30 às 22h30, haverá o seminário O jornalismo em foco – Nelson e a imprensa. Os convidados do seminário são Carlos de Brito e Mello, mestre em comunicação social pela UFMG, e Ataídes Braga, professor de relações públicas e cinema da Una, historiador e mestre em cinema, além de Jorge Rocha e Reinaldo Maximiliano, professores de jornalismo do ICA. 
 
Assista a uma cena do longa Os sete gatinhos, de 1980, inspirado em livro de Nelson Rodrigues:


MAIS SOBRE CINEMA