Phyllis Diller morre aos 95 anos nos Estados Unidos

Atriz e humorista abriu o caminho para as mulheres humoristas de Hollywood

por AFP 20/08/2012 19:31

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/Robert Galbraith/Files
(foto: REUTERS/Robert Galbraith/Files )

A atriz e comediante americana Phyllis Diller, que nos anos 1960 abriu o caminho para as mulheres humoristas de Hollywood, morreu esta segunda-feira aos 95 anos em sua casa de Los Angeles, informou seu agente. A protagonista de shows televisivos estava em casa, em Los Angeles, e faleceu às 9h30 locais (13h30 de Brasília), confirmou Milton Suchin.

"É uma perda para o mundo. Morreu esta manhã e seu filho, Perry, a encontrou", disse Suchin. "Estava em casa e morreu com um sorriso em seu semblante. Era uma verdadeira pioneira", acrescentou.

A revista especializada em entretenimento TMZ noticiou que a atriz tinha adoecido nos últimos meses depois de uma queda que afetou seu quadril e pulso.

Sua "protegida" Joan Rivers, comediante americana de 79 anos que apresenta o programa humorístico sobre moda e celebridades Fashion Police, escreveu no microblog Twitter que está "profundamente triste" pela morte de uma artista a quem "adorava".

"A única tragédia é que Phyllis Diller foi a última de uma era em que se pensava que a mulher tinha que parecer divertida para ser divertida", acrescentou.

Diller se apresentava com os cabelos revoltos e figurino exótico. Phyllis Ada Driver, depois Phyllis Diller, nasceu em Ohio (nordeste) em 1917 e começou a carreira de humorista aos 37 anos. Até então, a mãe de cinco filhos era dona de casa. Mas seu marido, Sherwood Diller, insistiu em que apresentasse um show humorístico em um clube noturno. Sua apresentação fez tanto sucesso que foi contratada por quase dois anos.

Em seguida, teve seu próprio show de televisão, The Phyllis Diller Show, e um programa de variedades chamado The Beautiful Phyllis Diller Show. Seu último trabalho na TV foi dublando a mãe de Peter no irreverente seriado de animação Family Guy. Ela atuou em mais de 30 filmes.

MAIS SOBRE CINEMA