Território expandido

18/08/2012 11:34

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Zeta Filmes/Divulgação
As aulas que Roberto Moreira dará, de terça a sábado, serão na Casa Una (foto: Zeta Filmes/Divulgação)
Mineiro radicado em São Paulo, onde atuou durante muito tempo no Instituto Itaú Cultural, Roberto Moreira Cruz estará em Belo Horizonte de terça a sexta-feira ministrando o curso Cinema e formas expandidas de expressão. O especialista propõe reflexão sobre as formas expandidas de cinema no contexto da cultura contemporânea. Durante as aulas, Moreira revê autores como Raymond Bellour, Phillipe Dubois, Dominique Paini, entre outros, destacando especialmente a abordagem apresentada por Gene Youngblood em seu livro Expanded cinema (1970).
 
O professor analisa movimentos e tendências artísticas na historiografia do audiovisual, procurando compreender como os realizadores criaram linguagens originais no cinema e no vídeo. Considera especificamente as possibilidades narrativas observadas nas experiências cinematográficas em filme instalações e performances audiovisuais.
 
E também analisa as particularidades dessas formas de exibição em relação às propostas narrativas em que o enunciado dos filmes estabelece uma nítida relação com o momento da projeção. Ênfase em cinema expandido; filmes e vídeo experimentais, curadoria em arte contemporânea, narrativas audiovisuais.
 
Produtor cultural e curador independente, doutor em comunicação e semiótica pela PUC São Paulo, entre outros projetos, Moreira foi curador das exposições Cinema sim – narrativas e projeções (2009), Fluxus 2011, e das mostras itinerantes Visionários – Audiovisual na América Latina (2009) e Made in Brasil – Três décadas do vídeo brasileiro (2004). Idealizou e coordenou o projeto Iconoclássicos, realizando a produção executiva de uma série de cinco longas-metragens sobre artistas brasileiros. É consultor de arte da Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos. 
 
As aulas serão ministradas de terça a sexta, das 19h às 22h; e no sábado (25), das 14h às 18h, na Casa Una, Rua Aimorés, 1.451, no Casarão do Bairro de Lourdes. Serão oferecidas 20 vagas. Alunos de cinema da Una pagam R$ 50; e o público externo, R$ 200. Informações: (31) 3235-7314 e contata@casauna.com.br.


MAIS SOBRE CINEMA