BH recebe Festival Varilux de Cinema Francês a partir desta sexta

De 17 a 23 de agosto, o Festival exibe destaques da cinematografia francesa recente

por Letícia Orlandi 14/08/2012 17:43

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
Adeus Berthe - o enterro da vovó, de Bruno Podalydes, é uma das atrações do Festival (foto: Divulgação)

Com 17 filmes e 30 sessões no Usiminas Belas Artes, o Festival Varilux de Cinema Francês chega a BH nesta sexta-feira, com uma seleção de longas que vai da comédia ao thriller. O evento recebeu 45 mil espectadores no Brasil em 2011. Em 2012, serão 32 cidades brasileiras e 45 salas de cinema participando da programação simultânea – um terço a mais do que no ano passado.

Na abertura, em todas as cidades, será exibido o premiado Intocáveis (Intouchables), de Olivier Nakache e Éric Toledano. Com François Cluzet e Omar Sy, o longa foi campeão de bilheteria na França em 2011 e sagrou-se como um dos filmes mais vistos na história do cinema francês, levando aos cinemas mais de 20 milhões de pessoas.

Belo Horizonte ficou de fora, no entanto, da programação especial que contará com atores e diretores para um bate-papo com o público. Apenas Rio e São Paulo vão receber nomes em ascensão no cinema. Reconhecida pelo seu trabalho no longa Caramelo, a diretora e atriz franco-libanesa Nadine Labaki vem ao país para divulgar o seu novo filme, E agora, aonde vamos?. Além de Nadine, as atrizes Agathe Bonitzer, protagonista de Uma garrafa no mar de Gaza, Isabelle Candelier, de Adeus Berthe - o enterro da vovó, e Astrid Bergès- Frisbey, protagonista de A filha do Pai. Moussa Touré, diretor senegalês de O barco da esperança (La Pirogue), Thierry Binistri, diretor de Uma garrafa no mar de Gaza e Jean-Pierre Denis, diretor de Aqui embaixo também estão confirmados.

A mostra traz vários filmes que foram exibidos no último festival de Cannes, como Adeus Berthe - o enterro da vovó (Adieu Berthe ou l'enterrement de Mémé), de Bruno Podalydes; Aliyah (Alyah), de Elie Wajeman; O Barco da Esperança (La Pirogue), de Moussa Touré; e filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro como E agora, aonde vamos? (Et maintenant on va ou ?), de Nadine Labaki; Uma garrafa no mar de Gaza (Une bouteille à la mer), de Thierry Binisti ; Um evento feliz (Un heureux événement), de Remy Bezançon; A Filha do Pai (La fille du puisatier), de Daniel Auteuil; Paris-Manhattan, de Sophie Lellouche; A arte de amar (L'art d'aimer), de Emmanuel Mouret; Polissia (Polisse), de Maiwenn ; Titeuf, de Zep; My Way, O Mito Além da Música (Cloclo), de Florent Emilio Siri; A Vida Vai Melhorar (Une Vie Meilleure), de Cédric Kahn; e O Monge (Le Moine), de Dominik Moll.

Confira a programação completa do festival em Belo Horizonte no link: https://www.variluxcinefrances.com/

MAIS SOBRE CINEMA