Sonho e pesadelo

13/08/2012 09:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Curta Circuito/Divulgação
Crônica de um industrial, de 1978, foi recuperado e será exibido hoje em no Humberto Mauro (foto: Curta Circuito/Divulgação )
 
Mais um filme resultado do projeto de recuperação do acervo da Cinemateca do MAM, desenvolvido desde 2009, será exibido hoje na mostra Especial agosto do projeto Curta Circuito. Crônica de um industrial (RJ, 1978), de Luiz Rosemberg Filho. A ficção conta, por meio da trajetória em queda do industrial Gimenez, a decadência do mito do Brasil desenvolvimentista, do nacionalismo brasileiro e das ideologias reformistas dos anos 1960 e 70.

Gimenez foi um jovem militante de esquerda. Abandonou os ideais à medida que cresceu nos negócios e se aproximou do poder. Contudo, mantém-se aferrado ao nacionalismo e quando se vê obrigado a se aliar ao capital estrangeiro, ao símbolo unívoco do imperialismo, sucumbe: só a morte lhe parece destino possível. Rosemberg fez do filme um canto geracional, um lamento de falência de todas as aspirações do Brasil de então, de maneira ampla: vazio que atingiu tanto a esquerda quanto a direita. 

O projeto de recuperação do acervo da Cinemateca do MAM está voltado para a criação de novas matrizes e cópias de títulos importantes da filmografia brasileira que se encontravam em precário estado de conservação ou sem material de acesso. A seleção, que obedeceu a critérios prioritariamente de preservação, realiza um passeio pelas várias dimensões artísticas, históricas e culturais da produção cinematográfica do país, apresentando obras que não circulam há pelo menos 20 anos.
 
Mostra Curta Circuito 2012
Especial filmes restaurados do MAM. Exibição de Crônica de um industrial, de Luiz Rosemberg Filho, hoje, às 19h, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). Classificação Indicativa: 18 anos. Entrada franca. 


MAIS SOBRE CINEMA