Festcurtas libera filmes selecionados

11/08/2012 09:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Vasco Viana/Divulgação
Cerro negro será exibido pela primeira vez no Brasil (foto: Vasco Viana/Divulgação )
 
De 14 a 23 de setembro, o Cine Humberto Mauro recebe a 14ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Referência na agenda de cinema do país, o FestCurtas exibe títulos recém-lançados (e alguns inéditos) de países como França, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Suíça, Rússia, Lituânia, Canadá e Brasil.

Realizado pela Fundação Clóvis Salgado, o festival tem como carro-chefe as mostras competitivas Internacional, Brasil e Mundo (com 73 curtas na disputa). Ainda em destaque, as mostras paralelas Movimentos de mundo, Animação, Maldita, Infantil e Juventude; e as mostras especiais com seleções do Festival Internacional de Rotterdam e Underground Americano.

Além das exibições, o evento promove debates, workshops e oficinas. Os títulos selecionados para este ano já foram anunciados pelos realizadores e quem quiser conferir a lista completa pode acessar www.festicurtasbh.com.br.

Entre os destaques, filmes como Occupy Wall Street, produção que reúne pequenos filmes realizados durante o movimento Ocupe Wall Street, realizado por um dos mais importantes artistas audiovisuais contemporâneos, Jem Cohen; o português Cerro negro, de João Salaviza, que será exibido pela primeira vez no Brasil; Otra noche en la tierra e Viva paradis, dois filmes que se relacionam, cada um a seu modo, com a Primavera Árabe; Random strangers, ficção que aborda a relação entre dois jovens pela internet, exibido em Rotterdam e Sundance; e O fim do recreio, grande vencedor da 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

Nesta 14ª edição, o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte teve mais de 2,2 mil filmes inscritos, de 85 países. A comissão de seleção foi formada por críticos, curadores e realizadores de cinema, sob coordenação de Daniel Queiroz.


MAIS SOBRE CINEMA