Documentário A música segundo Tom Jobim ganha versão em DVD

Longa que aborda a obra do compositor levou 73 mil pessoas ao cinema do país

01/08/2012 09:42

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Ana Jobim/divulgação
(foto: Ana Jobim/divulgação)
Os amantes da MPB podem soltar foguete. Já saiu em DVD o documentário A música segundo Tom Jobim, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, que atraiu 73 mil pessoas às salas de cinema do país.
 
O diretor de Vidas secas oferece um filme diferente em termos de cinebiografia musical. A trajetória do maestro Antônio Carlos Jobim (foto) é recontada apenas por meio de cenas de arquivo, com apresentações de craques como Elis Regina, Frank Sinatra, Gal Costa e Henri Salvador, entre outros intérpretes.
 
Cada canção surge como parte de uma sinfonia particular na “rádio cabeça” do espectador. Essa opção se deve a uma pessoa para lá de especial: Dora Jobim, neta dele, autora de pesquisa exaustiva sobre a diversidade de intérpretes do repertório do avô.
 
Distribuidores e exibidores estranharam o formato, mas a dupla bateu pé: afinal de contas, a ideia era não repetir a fórmula de programas de TV dedicados à música popular brasileira. Nelson e Dora pretendem oferecer ao espectador a trilha sonora para que ele crie o próprio filme, a partir das memórias afetivas despertadas pelas canções.
  
Ano que vem tem mais: Nelson promete pôr nas telas outra homenagem ao compositor de Garota de Ipanema. No documentário A luz do Tom, o músico (e figuraça) ressurge sob o olhar das três mulheres de sua vida: a irmã, Helena, a ex-esposa Thereza Hermany, e a viúva, Ana Jobim.


MAIS SOBRE CINEMA