Nelson Xavier volta a interpretar um Chico Xavier arrebatador

De volta ao cinema na pele do famoso médium, o ator, que deixou de ser ateu, conta ter sentido a presença do espírita

28/03/2011 11:00
 Soraia Ramalho/Divulgação
Estou, de novo, vivendo Chico Xavier, profundamente emocionado. A emoção me acompanha desde que estive em Uberaba, na casa dele. Ao visitar seus parentes, foi uma torrente de choro e energia. Só posso crer que ele estava comigo. Diz,Nelson Xavier (foto: Soraia Ramalho/Divulgação)
Todos os dias quando acorda, Nelson Xavier invoca Chico Xavier. A prática foi adquirida desde que ele interpretou o famoso médium na cinebiografia que leva seu nome e é mantida às vésperas da estreia de As mães de Chico Xavier, marcada para 1º de abril. “Eu o agradeço por tudo o que estou vivendo. Não quero afastá-lo de mim.” No longa, dirigido por Glauber Filho e Halder Gomes, Nelson volta a interpretar o líder espiritual. Desta vez, o foco é a redenção que as cartas psicografadas por ele provocava naqueles que perderam entes queridos, principalmente filhos. 
“Estou, de novo, vivendo Chico Xavier, profundamente emocionado. A emoção me acompanha desde que estive em Uberaba, na casa dele. Ao visitar seus parentes, foi uma torrente de choro e energia. Só posso crer que ele estava comigo.” 
LÁGRIMAS
A mesma impressão é sentida por quem tem fé no espiritismo e se aproxima de Nelson. “Quase todos os dias alguém se comove e chora na minha frente. São espíritas que sentem essa energia que me arrebata. Tamanha comoção era impensável para o homem de esquerda que passou a maior parte da vida sem acreditar em Deus. Não posso dizer que sou ateu depois do Chico. Mesmo sem seguir religião, esse personagem me tornou mais responsável. Não quero que o amor fique no discurso. Todos falam de amor, poucos o praticam.”
O primeiro contato que Nelson teve com espiritualidade foi forçado por um câncer de próstata, que o acometeu em 2004. “Recorri às forças espirituais para alcançar a cura. No Lar de Frei Luiz (instituição espírita em Jacarepaguá) fui tocado pela caridade que praticam. E a caridade é um sentimento desprezado por socialistas. Hoje é meu dever testemunhar isso.” Assista ao tralier de As mães de Chico Xavier:

MAIS SOBRE CINEMA