Blocos fazem carnaval de Belo Horizonte voltar às origens

O bloco Angola Janga, representante do movimento afro, desfilou cultura e melanina no Centro da capital nesse domingo

Tulio Santos/EM/D.A Press
(foto: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Ver galeria . 6 Fotos Túlio Santos/EM
(foto: Túlio Santos/EM )

O carnaval de Belo Horizonte retomou nesse domingo a sua forma mais natural. O bloco Angola Janga, representante do movimento afro, desfilou cultura e melanina no Centro da capital. E foi bonito demais. Do trajeto entre a Avenida Álvares Cabral e a Praça da Estação ouviu-se muito axé e uma voz homogênea clamando por igualdade e o fim do preconceito. A movimentação começou tímida no ponto de concentração do bloco, mas gradualmente as pessoas foram chegando até tomar completamente a Rua Espírito Santo.

Lucas Nascimento, um dos presidentes do Angola Janga, afirma que o objetivo do bloco não é somente arrastar muitos foliões no carnaval, já que trabalham durante o ano todo. “Nossa ideia é manter as raízes negras e resistir contra a segregação que sofremos, até mesmo durante o carnaval.”

Cada passo de dança e melodia da bateria foram acompanhados com empolgação do público. Pessoas se entreolhavam e apontavam para os braços, se mostrando arrepiadas. Victória Dias, designer, levou sua família ao bloco e considera muito importante um desfile com tanta força política. “É urgente que iniciativas como essa aconteçam, para que exista uma reconstrução da identidade negra.”

Cadê o Alcova

Também lutando contra as proporções apoteóticas que têm cercado o carnaval belo-horizontino, o bloco Alcova Libertina adotou o mistério. A organização não divulgou o local da folia até a véspera desse domingo. O resultado? A Praça da Lavadeira, no Bairro Colégio Batista, Região Leste de BH, ficou abarrotada de gente dançando e ouvindo grandes sucessos do rock. André Leal, produtor do grupo, definiu o espírito: “Sexo, drogas e rock’n’roll”.

Mesmo não interessados em aumentar o tamanho de sua festa e rejeitando o patrocinador oficial do carnaval de BH, a irreverência e o repertório do coletivo continua conquistando fãs. Cristiano Ricardo, de Carmópolis de Minas, trouxe a família para Belo Horizonte com o objetivo de curtir a folia. Segundo ele, a Alcova Libertina foi um dos motivos. “Eles permitem que pessoas que não curtem tanto as músicas tradicionais de carnaval também se divirtam. Estamos curtindo muito”, afirma.

MAIS SOBRE CARNAVAL