Números do carnaval 2015: BH recebeu quase 1,5 milhão de foliões

PBH aponta crescimento do público nas festas da capital e anuncia folia como ''maior evento'' da cidade

por Fernanda Machado 20/02/2015 20:22

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Blocos como o Então, Brilha! ganharam ainda mais seguidores em 2015 (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Além de recordações afetuosas e imagens inesquecíveis, o carnaval em Belo Horizonte deixa como legado marcas históricas para a festa de momo na capital mineira. Balanço divulgado nesta sexta-feira, 20, pela Belotur aponta público total em mais de 1,45 milhão para todas as 289 atrações do período — entre blocos, shows, desfiles e outras atividades.

 

A folia, que ainda continua pelo fim de semana, gerou 4,7 mil empregos temporários em produtoras e organização dos eventos, além de outros 1,18 mil no comércio informal. "Os resultados inserem Belo Horizonte na agenda nacional da folia, nos principais carnavais de rua do Brasil e ao mesmo tempo passa a ser reconhecido como o maior evento da capital mineira. Está consolidado como um carnaval seguro, familiar, democrático e de graça", avalia o presidente da Belotur, Mauro Werkema.

 

A BHTrans, um dos principais alvos de críticas do público que acompanhou os blocos de rua, garante ter enviado média de 250 agentes por dia às ruas, com 10 reboques disponibilizados para eventualidades do carnaval. A segunda-feira é apontada pela Prefeitura de Belo Horizonte como o dia em que a cidade mais recebeu pessoas nas ruas. De acordo com a PBH, 1,8 mil banheiros químicos foram instalados para atender ao público, especialmente nas regiões com maior concentração de foliões.

MAIS SOBRE CARNAVAL