Multidão acompanha o Bacalhau do Batata em Pernambuco

Foliões aproveitaram roteiro do bloco pelas ruas históricas de Olinda

por Diário de Pernambuco 18/02/2015 12:23
Maira Baracho/ DP/ DA Press
(foto: Maira Baracho/ DP/ DA Press)
Uma multidão acompanha, nesta Quarta-feira de Cinzas, mais um desfile do bloco Bacalhau do Batata. Após a concentração no Alto da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, os foliões iniciaram o desfile por volta das 10h20. O tradicional percurso desce a ladeira da Sé até a sede da prefeura, passando pelas ruas da Bica e de São Bento.

Mas, para os antigos foliões, o número de partifipantes este ano está bem menor. "Nunca vi acontecer isso. Pouquíssima gente", queixa-se o olindense Julio Cesar de Oliveira, de 41 anos que há mais de 20 anos acompanha o desfile todos os anos.
 
A agremiação, criada em fevereiro de 1962 pelo garçom Isaías Ferreira de Lima, o Batata, completa 53 anos. Indignado por ter de trabalhar todos os anos durante os dias de folia, Batata resolveu criar uma agremiação que saísse na Quarta-feira de Cinzas para reunir aqueles que, como ele, não podiam brincar por conta de suas profissões. Batata faleceu em 1993, mas a agremiação continua saindo às ruas todos os anos, para alegria de quem não aceita que o carnaval termina na terça-feira.

MAIS SOBRE CARNAVAL