Escolas de samba de BH desfilam nesta terça-feira na avenida Afonso Pena

Seis escolas de Belo Horizonte se apresentam a partir das 19h

por Fernanda Machado 16/02/2015 19:04
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Desfile da escola de Samba Estrela do Vale em 2013 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Nesta terça-feira, 17, a avenida Afonso Pena se transforma na sapucaí e recebe o desfile de seis escolas de samba de Belo Horizonte. O evento está programado para começar às 19 horas com duração de quase seis horas, com término por volta de 1h da quarta-feira de cinzas.

Quem abre as apresentações é grupo litúrgico-religioso, Afoxé Bandarerê, que apresenta a cultura afro e lembra os símbolos Oirixás Ogum e Oxum, levando as cores amarelas e azul à avenida. A Canto da Alvorada é a segunda a desfilar na noite com o enredo 'País do Ptangui', em homenagem a cidade de Pitangui, que completa 300 anos em 2015.

 A Força Real, sacode a arquibancada nas cores verde, vermelha e branca, e apresenta as riquezas de Minas Gerais, por meio de uma viagem de trem com Sinhá Olympia, folclórica personagem de Ouro Preto. Representando a região do Barreiro, a escola Estrela do Vale defende o enredo 'Do Barro Ao Ouro, Artesanato Mineiro o Verdadeiro Tesouro', com a participação de artesãos de várias regiões do estado. Destaque para a comissão de frente, com o grupo Onix Show.

A campeã de 2014, Acadêmicos de Venda Nova, será a quarta escola a entrar na avenida. O samba deste ano trata as relações comerciais desde o período das trocas até o comércio contemporâneo. A Imperavi de Ouros, resultado da fusão das escolas Imperatriz e Bem-te-vi, criada em 2013 é a penúltima escola a se apresentar, explorando o misticismo do número quatro: as quatro fases da lua, as quatro estações, os quatro naipes do baralho, os quatro elementos da natureza, as quatro operações fundamentais, etc.

Encerra o desfile a escola Cidade Jardim, com homenagem ao apresentador Tutti Maravilha, uma das personalidade do rádio mineiro. 

MAIS SOBRE CARNAVAL