Salgueiro homenageia Minas Gerais com efeitos especiais em desfile

Carros alegóricos gigantescos rendiam tributo à culinária mineira, com referência às influências das culturas negra, europeia e indígena

por Fernanda Machado Agência Estado 16/02/2015 14:45

AFP PHOTO/CHRISTOPHE SIMON
Carros alegóricos inspirados nas riquezas de Minas custaram R$ 10 mi à vice-campeã de 2014 (foto: AFP PHOTO/CHRISTOPHE SIMON )
O Salgueiro fez um desfile de alegorias impecáveis ao falar de Minas Gerais e sua culinária. Após ter perdido o título para a Unidos da Tijuca no último carnaval por um décimo, a escola gastou R$ 10 milhões em carros alegóricos gigantes, de bom gosto e com efeitos especiais, e mostrou fantasias ricamente ornamentadas pela dupla de carnavalescos Marcia e Renato Lage, em seu 13º carnaval na agremiação da Tijuca.
AFP PHOTO/CHRISTOPHE SIMON
Comissão de frente impressionou o público com uso de LED e coreografia indígena (foto: AFP PHOTO/CHRISTOPHE SIMON )
Já na comissão de frente a escola arrebatou a Sapucaí. A princípio parecia uma apresentação muito comum entre as escolas: um grupo de índios para falar dos primeiros habitantes do Brasil, evoluindo numa coreografia pouco inventiva. Mas repentinamente eles sacavam do carro de apoio uma manta com um painel de LED que ora projetava imagens em 3D, ora formava a bandeira do Salgueiro. O público vibrou.

 

O abre-alas, que simbolizava a influência indígena na culinária mineira, impressionava pelas esculturas de lagartos, que tinham movimentos sincronizados e feições assustadoras.

AFP PHOTO/CHRISTOPHE SIMON
Influência dos índios na culinária de Minas foi retratada em carro alegórico (foto: AFP PHOTO/CHRISTOPHE SIMON )
No segundo carro, os atores Alexandre Nero, Leandra Leal e Lilia Cabral, protagonistas da novela das 21 horas da TV Globo, 'Império', em torno de um império empresarial surgido de joias de pedras preciosas, representavam o diamante, a riqueza da terra do ouro. Mais um momento de arrebatamento das arquibancadas

 

O vermelho do Salgueiro e o dourado da riqueza dominaram, assim como as referências às culturas negra e europeia, outras influências nos pratos da cozinha mineira. A rainha da bateria Viviane Araújo encerrou seu desfile comemorando uma exibição classificada como "maravilhosa e perfeita". A escola chegou à dispersão levantando a arquibancada e arrancando gritos de "é campeã".

O ator Ailton Graça ficou empolgado com a exibição da escola, a quinta a desfilar nesta madrugada na Sapucaí. "Eu não tenho parâmetros para avaliar, meu coração está batendo a mil por hora. Eu vim desfilar como grande folião, sendo recebido de braços abertos nessa passarela", disse o ator, que completou: "que vença a melhor."

AFP PHOTO/CHRISTOPHE SIMON
Rainha de bateria, Viviane Araújo comemorou apresentação bem-sucedida: ''maravilhosa e perfeita'' (foto: AFP PHOTO/CHRISTOPHE SIMON )
 

MAIS SOBRE CARNAVAL