Bloco Então Brilha abre o carnaval de BH neste sábado

Desfile começou às 8h55 na Rua Guaicurus, no Centro de BH

por Clarisse Souza , Mariana Peixoto Clarissa Damas 14/02/2015 08:59
Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press
Multidão desce a Rua Guaicurus, acompanhando o bloco Então Brilha (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press)


Começou cedo a batucada do “Então, Brilha”, bloco já tradicional que partiu da Rua Guaicurus, na Região Central de Belo Horizonte. Vestidos de rosa e dourado, os foliões se concentraram em frente ao Hotel Brilhante às 7h30 deste sábado, e às 8h55 teve início o desfile, que arrastou cerca de 20 mil pessoas até a Praça da Estação. No local, onde chegaram por volta do meio-dia, os foliões se encontraram com outro tradicional bloco da capital, o "Praia da Estação".


No trio elétrico, quem agita os foliões que descem a Guaicurus é a cantora Michele Andreazi. Ainda não há uma estimativa de público no local, mas o grupo deve unir força com o bloco Praia da Estação e agrupar milhares de pessoas até o fim do desfile.


Na primeira hora foi quase impossível se movimentar. Uma multidão se aglomerou na Guaicurus e os foliões só conseguiram começar a se deslocar por volta das 10h.

Mariana Peixoto/EM/D.A.Press
Amigas se inspiraram na diversidade da Rua Guaicurus para compor fantasia (foto: Mariana Peixoto/EM/D.A.Press)


E não faltou criatividade na composição das fantasias de quem decidiu acompanhar o "Então Brilha". As amigas Elisa Gilherme, Chris Birchal, Lila Vieira, e Teresa Lage se fantasiaram de unicórnio. A ideia, segundo elas, foi combinar as roupas com o ambiente de diversidade da Rua Guaicurus. "É o melhor bloco. Esperei para estar aqui desde o ano passado", diz Tereza.

 

O "Então, Brilha" surgiu de um grupo de amigos que foi para o carnaval do Rio de janeiro em 2010 com roupas brilhantes e estrela do Mário Bross na testa. No ano seguinte, eles organizaram o bloco em Belo Horizonte e desde então fazem o mesmo percurso. O lema do bloco é “Gente é para brilhar”, o hino do bloco é um dos mais conhecidos pelos foliões.


 

 

 

Ao final do desfile, foliões se reuniram, na Praça da Estação, com o bloco "Praia da Estação", e se refrescaram.

Flavia Ayer/EM DA Press
Foliões se refrescam na Praça da Estação (foto: Flavia Ayer/EM DA Press)

 

MAIS SOBRE CARNAVAL