Projeto Carnaviola resgata a força da cultura genuinamente mineira

Sexta edição do evento acontece neste sábado na praça Geralda Damata Pimentel

por Ana Clara Brant 13/02/2015 10:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Euler Junior/EM/D.A Press
Chico Lobo encanta o público com catiras, lundus e muito mais (foto: Euler Junior/EM/D.A Press )
Quem disse que carnaval só tem espaço para bateria, cuíca, surdo ou cavaquinho? Desde 2006, o cantor e compositor Chico Lobo e o poeta e escritor Tadeu Martins tentam provar que a folia também pode ser propícia ao resgate de uma tradição bem mineira: a viola caipira. A sexta edição do Carnaviola será realizada amanhã, na Praça Geralda Damata Pimentel, a Praça da Pampulha.

“Já virou um carnaval mineiro, com roda de viola, catira, folia de reis. O público sempre comparece, seja debaixo de sol ou de chuva”, destaca o violeiro Chico Lobo. Ele faz questão de lembrar que não se trata de tocar música de carnaval na viola, mas de fazer a festa com a autêntica música de viola. “É um momento para levar para o palco a nossa cultura e tudo ligado a esse instrumento. Temos um desfile de ritmos como calangos, lundus, congados, maracatus, cirandas e batuques. A viola tem um lado festivo, alegre e envolvente e isso tudo tem a ver com a folia também”, acrescenta.

O Carnaviola 2015 é parte do Carnaval Especial do Sesc-MG que inicia suas atividades a partir das 14h, com rua de lazer para a criançada. Serão ministradas oficinas temáticas de carnaval, com pintura facial e confecção de máscaras, além de muitas brincadeiras. Das 16h às 19h30, começa o show com Chico Lobo, os violeiros Pereira da Viola e Renato Caetano. Tadeu Martins vai contar seus causos.

Os músicos estarão acompanhados de Tatá Sympa no teclado e acordeom, Marco Aur no baixolão, Pedrinho Moreira na bateria, Carlinhos Ferreira nas percussões de tambores, caixas de folia, pandeiros e efeitos. “O bacana é que estou sentindo um movimento de artistas nas redes sociais querendo participar também. Realizado anteriormente na Praça da Liberdade, o público sempre compareceu em peso. Há dois anos, mesmo com a transferência para a Pampulha, a resposta é grande”, afirma.

TOQUINHO Para fechar o dia, mais duas atrações: às 19h, o Grupo Flor de Abacate sobe ao palco com repertório de samba e chorinho. Já às 20h30, o convidado será o cantor e compositor Toquinho, que apresentará um show mesclando grandes sucessos de sua carreira, além de novidades.

“É um ótimo programa para o sábado de carnaval, voltado para todas as faixas etárias”, resume Chico Lobo.

>> CONFIRA

14h: Rua de lazer
16h: Carnaviola, com Chico Lobo, Pereira da Viola e Tadeu Martins
19h: Sesc chorinho e samba na praça, com Grupo Flor de Abacate
20h30: Toquinho

>> Amanhã, na Praça Geralda Damata Pimentel (Praça da Pampulha). Entrada franca.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE CARNAVAL