Carnaval de BH tem programação infanto-juvenil variada; confira!

Crianças também têm vez na folia, com blocos, matinês e bailes

por Celina Aquino 01/02/2015 09:05
Jair Amaral / Em/ D.A Press
De tamborim na mão, Gabriel Flaviano Lapouble Do Verge, de 8 anos, quer mesmo é ajudar a mãe a costurar sua fantasia. O tema escolhido foi um ninja (foto: Jair Amaral / Em/ D.A Press)
“Ô abre alas que eu quero passar…” Que alegria, é tempo de relembrar as marchinhas que embalam o carnaval. E também treinar os passos, escolher a fantasia e se preparar para curtir a folia. Faltam poucos dias para o batuque começar! Em Belo Horizonte, muitas crianças já entraram no clima e saem às ruas para mostrar que a festa promete ser uma das mais animadas de todos os tempos. Alguém duvida?

“Todo mundo fica alegre. É um dia de felicidade”, diz Izabela de Oliveira Santos Mourthé, de 8 anos, ao explicar por que gosta tanto da folia. Vestida como uma cheerleader (nome em inglês para animadora de torcida), a menina entrou no clima do carnaval bem cedo para acompanhar a mãe nos ensaios do bloco de rua Padecendo na Folia. O ritmo que vem de instrumentos como tamborim e surdo é um dos preferidos de Izabela, que revela ser fã das marchinhas. Ela também se diverte no carnaval brincando de jogar serpentina e confete com a irmã, Carolina de Oliveira Santos Mourthé, de 9, que gosta mesmo é de se fantasiar. “É legal mudar a aparência. Tenho figurinos de balé e duas fantasias que comprei na Disney”, conta a foliã, usando uma roupa da Rapunzel.

Um monte de fantasias, quase todas de princesa, enche o armário de Luiza de Almeida Furtado, de 7. “Gosto do carnaval porque a gente pode se fantasiar e brincar”, destaca. Para posar para a foto, ela escolheu se vestir de Elsa, a personagem principal do filme Frozen. Como sempre fica em BH, Luiza aproveita os dias de festa em bailes na escola, no clube e até na rua. Não importa o lugar, ela se diverte jogando confetes e dançando ao mesmo tempo com o irmão, Bruno de Almeida Furtado, de 10. É só ele usar a roupa do Super-Homem para entrar na brincadeira. “Sinto-me forte”, diz, em clima de carnaval.

A maior diversão para Gabriel Flaviano Lapouble Do Verge, de 8, é criar sua própria fantasia. No Peru, onde morou por quatro anos, ele descobriu que seria muito mais interessante colocar a mão na massa. “Lá ninguém compra fantasia, cada um faz a sua. É melhor porque, se não ficar bom, só precisa descosturar. Na loja pode não ter devolução”, destaca. Gabriel acrescenta que prefere gastar dinheiro apenas com o tecido. No ano passado, precisou apenas de R$ 3,70. Agora, Gabriel está ajudando a mãe a costurar uma roupa de ninja para pular o carnaval com estilo. O folião também aprendeu a fazer confete em casa com papel de seda. Depois de colocar as bolinhas dentro de uma casca vazia de ovo, ele joga a “bomba” para o alto e contribui para deixar a festa ainda mais colorida e animada.


NÃO FIQUE DE FORA
Confira a programação de carnaval pensada especialmente para você

Padecendo na Folia
» Dia 8 (domingo), das 9h às 12h
» Praça da Savassi
» Entrada franca
» Pelo segundo ano, mamães tocam para a garotada músicas infantis em ritmo de carnaval.

Matinê Infantil
» Dia 14 (sábado), das 14h às 18h
» Olympico Club (Rua Professor Estevão Pinto, 747, Bairro Serra)
» R$ 20 para não sócios
» Capriche na escolha da roupa e se inscreva com antecedência para participar do desfile de fantasias.

Baile Infantil de Carnaval
» Dia 15 (domingo), das 10h às 16h
» PIC Pampulha (Rua Ilha Grande, 555)
» Entrada gratuita para associados
» Oficina de pintura, camarim fashion, desfile de fantasias, animadores e DJ divertem os convidados.

Bloquim duBem
» Dia 15 (domingo), às 10h, e dia 17 (terça), às 15h
» Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni (Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022, Bairro Cidade Nova)
» Entrada franca
» Leve seu instrumento para participar do batuque e serpentina para se divertir no bailinho.

MAIS SOBRE CARNAVAL