Zé pereira e outros oito blocos desfilam nesta terça nas ruas de Ritápolis

O bloco é o mais tradicional da região do Campo das Vertentes

por Fernanda Machado 04/03/2014 08:28

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Prefeitura Municipal de Ritápolis
O Zé Pereira e outros oito blocos desfilam hoje pelas ruas de Ritápolis, no último dia de folia (foto: Prefeitura Municipal de Ritápolis)
Reza a lenda que Zé Pereira, ícone da boemia ritapolitana, bebeu tanto que morreu na segunda-feira de carnaval. Para não acabar com a festa, e atendendo ao pedido do falecido, as 12 viúvas dele organizaram o velório, que virou festa e avançou noite adentro. Na terça-feira, a população, ao som de uma banda, saiu pelas ruas para enterrar o Zé Pereira. Verdade ou conto de carnaval, não importa, o fato é que, há 50 anos, Ritápolis “bebe o Zé Pereira”.

O bloco é o mais tradicional da região do Campo das Vertentes, que no último dia de carnaval arrasta cerca de 5 mil pessoas pelas ruas de Ritápolis, terra natal de Tiradentes. Homens se vestem de mulheres, crianças e jovens usam fantasias criativas e as tradicionais viúvas seguem aos prantos o caixão ao som de marchinhas e marchas fúnebres.

Hoje, a partir das 13h, começa a concentração e a “Banda Furiosa Nota 10” embala os foliões para fazer o percurso de dois quilômetros em três bairros da cidade. A prefeitura espera que este ano o número de pessoas aumente em relação ao ano passado, assim como a quantidade de visitantes. “Estamos, a cada ano, investindo mais em segurança, infraestrutura e condições para realizar o carnaval que Ritápolis merece. Sempre pensando em trazer as famílias para as ruas e também focados na geração de emprego e renda”, disse o prefeito Marcus Gimenez.

Além do tradicional Zé Pereira, Ritápolis conta ainda com outros oito blocos que animam a cidade durante a Festa do Rei Momo. O encerramento, hoje, promete ser de muita alegria, descontração e paz, atendendo ao pedido do anfitrião falecido, Zé Pereira: a folia não pode parar!

SÃO JOÃO O gigante bloco Vamos a La Playa, de São João Del-Rei, se concentrou na Avenida 8 de Dezembro, ontem à tarde. Por volta das 18h foi a vez do Bloco Birinight desfilar no distrito do Rio das Mortes. Com a morte do sacerdote católico Monsenhor Paiva, que atuava na cidade há 60 anos, foi decretado luto oficial de três dias. A orientação aos foliões é que um minuto de silêncio fosse guardado antes do início de cada desfile ou concentração. Ontem à noite, na Avenida Tancredo Neves, desfilaram os blocos Sem Compromisso, Recordar é Viver e Os Caveira e Ferverão.

MAIS SOBRE CARNAVAL