Centro, Savassi e Pampulha recebem folia de carnaval

Blocos dão mostra de que a folia de rua chegou mesmo para transformar a capital em sucursal do reino de Momo. Não faltam animação e criatividade

por Marinella Castro 01/03/2014 08:27

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Túlio Santos/EMDAPress
Bloco Beijo Grego saiu pelas ruas do bairro Anchieta nessa sexta-feira (foto: Túlio Santos/EMDAPress)

Foi dada a largada para o carnaval 2014, que promete ser o mais animado dos últimos tempos, inaugurando nova fase da festa em BH. Os blocos de rua, que passaram de 70 grupos em 2013 para mais de 150 este ano e foram apontados como pivô da retomada da alegria de momo na capital, já invadem a cidade arrastando milhares de foliões. Além disso, os desfiles das escolas de samba e blocos caricatos retornam à Avenida Afonso Pena. A partir de hoje, haverá shows em palcos montados na Praça da Estação, na Savassi, na Pampulha e na Avenida Brasil, além das atrações em palcos das nove regionais. 

 

Confira a programação completa dos blocos em BH

 

Com alegria movida a bateria ensaiada especialmente para a folia, e orquestrada por músicos de primeira viagem mas que não fizeram feio ao embalar sambas e marchinhas, o bloco Beijo Grego estreou movimentando a tarde do Bairro Anchieta, Região Centro-Sul. Personagens da mitologia grega, e até Carmem Miranda, passando por roqueiros como David Bowie e Fred Mercury, o Coringa dos cinemas e quadrinhos e a pequena Miss Sunshine, invadiram o bloco que partiu da Rua Rio Verde e já no ano da estreia contou com trio elétrico e marchinha própria: “O Beijo Grego chegou para tirar o seu sossego…”

Um dos idealizadores do bloco, Gustavo Greco, designer e Zeus durante o carnaval, conta que há alguns anos os funcionários da empresa (Greco Design) começaram a se fantasiar na sexta-feira que antecede a folia. Como a criatividade foi ficando a cada ano mais apurada, nasceu a ideia de engrossar o carnaval espontâneo da cidade colocando o bloco na rua. “Contratamos um maestro e ensaiamos por dois meses a bateria. Quem não sabia tocar acabou aprendendo um pouco”, aponta o “Zeus” do bloco.

A arquiteta Jô Vasconcelos se transformou em um inconfundível David Bowie e se misturou ao Beijo Grego, que ganhou também a adesão de vizinhos. A bateria era levada por personagens conhecidos como Fred Mercury, Capitão América e Chapolin. “Nossa ideia é retomar a alegria do carnaval e a minha fantasia respira essa brasilidade, fala um pouco de quem somos”, conta a também a designer Laura Scofield, por ontem Carmem Miranda. Ela conta que com investimento de R$ 25 e muita criatividade montou uma perfeita fantasia da pequena notável. “Eu mesma fiz os colares coloridos, as frutas e os adereços. Usei material que já tinha em casa e coisas emprestadas.” Na Savassi, quem arrastou os foliões foram os blocos Cheiro de Alegria e Carna Velvet.

Hoje, além da programação nos espaços públicos montados pela prefeitura, a partir das 10h, 20 blocos vão distribuir alegria pela cidade nos bairros Floresta, Cidade Nova, Santa Lúcia, Funcionários, Santa Tereza, Cruzeiro, Santa Efigênia, Santo Antônio, Savassi, Concórdia, Esplanada e no Centro. Começam oficialmente os shows na Avenida Brasil, Praça da Savassi, Praça da Estação e Pampulha. Na programação, músicos como Martinho da Vila, Mart’nália e Molejo.

MAIS SOBRE CARNAVAL