Ronaldo Fraga desfila moda praia transgressora e inclusiva na SPFW

Estilista mineiro escalou modelos plus size, idosos, obesos e amputados para vestir os looks criados por ele e disse que 'a perfeição não existe' e apenas a 'minoria da minoria' tem a 'barriga sarada e o bumbum redondo'

por Agência Estado 30/08/2017 17:07

Zé Takahashi / FOTOSITE
Ronaldo Fraga desfilou sua coleção de moda praia nesta quarta (30/8) na SPFW (foto: Zé Takahashi / FOTOSITE)
 

Os desfiles de Ronaldo Fraga sempre são aguardados por levarem para a passarela muito mais do que roupas. Em edições passadas, o estilista abordou questões como os refugiados e a transfobia. Nesta edição da SPFW, ele anunciou que faria um desfile de moda praia para evocar dias mais leves. Realmente, a coleção de biquínis e maiôs vintage desfilada nesta quarta-feira, 30, trazia um toque de humor, mas Fraga não deixou de escancarar temas que ainda são sensíveis na moda. Modelos amputados, idosos e obesos entraram na passarela ao som de uma banda tocando marchinhas de Pixinguinha.

"Na moda praia, todas as pessoas têm o corpo perfeito. O homem tem a barriga sarada, a menina tem o bumbum redondo impecável, mas, na verdade, a perfeição não existe. A minoria da minoria tem esse corpo. Será que as pessoas ainda precisam cultuar essa imagem inatingível? Porque no Brasil todo mundo quer ser chique nesses tempos áridos e difíceis?", disparou Ronaldo Fraga logo após o desfile.

Fluvia Lacerda, considerada a principal modelo plus size do mundo, estreou na SPFW após 14 anos de carreira. "Essa é a tendência do mundo. Acredito que muitas grifes ficam emperradas em uma ideologia que não corresponde mais ao público. Justamente, nesse período de revolução que estamos vivendo, principalmente, por causa das redes sociais. Essas marcas não vão sobreviver", afirma.

Os biquínis e maiôs ao estilo anos 20 foram confeccionados em neoprene que se assemelha à sarja. O estilista escolheu o clima vintage, para fazer referência à uma época em que a elite descobriu a praia brasileira.

 

Confira a galeria de fotos do desfile:

 

 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS