Anime Festival BH oferece programação para fãs dessa arte japonesa

Evento acontece no Colégio Pio XII contará com workshops, debates, exposições e concursos de cosplay e de ilustração

por Redação EM Cultura 18/08/2017 09:00
Pedro Dias/Divulgação
Rodney Buchemi conversará com o público sobre seu trabalho. (foto: Pedro Dias/Divulgação)

Fãs de animes terão um fim de semana especial em Belo Horizonte. Neste sábado, 19, e domingo, 20, o Colégio Pio XII, no Bairro Santo Agostinho, vai reunir entusiastas dessa arte de origem japonesa no festival que contará com workshops, debates, exposições e concursos de cosplay e de ilustração, entre outras atividades.

Realizado desde 2004, o Anime Festival BH receberá os mineiros Sandro Ribeiro e Rodney Buchemi. Artistas com trabalhos reconhecidos internacionalmente, os dois conversarão com o público sobre as respectivas carreiras e o universo dos gibis.

Rodney Buchemi vai falar sobre a chamada ''anatomia heroica'', relativa ao corpo e aos movimentos dos personagens. O mineiro é arte-finalista das editoras Marvel e DC Comics.

Sandro Ribeiro comandará workshop básico de mangá. A atividade será dividida em duas partes: desenho para iniciantes e construção anatômica de personagem. Voltadas para desenhistas amadores, ambas necessitam de inscrição prévia. Não é necessário conhecimento aprofundado sobre a prática.

''Leitores de mangá geralmente gostam de desenhar. Nesses workshops, quando pergunto quem gosta de desenhar, a maioria confunde com quem sabe desenhar. Buscamos trazer a ideia de que qualquer pessoa interessada pode aprender a técnica e ser um bom desenhista'', explica Sandro Ribeiro. Ele fez trabalhos para Marvel, DC Comics, Image, Valiant, Dynamite, Avatar e Top Cow. Informações sobre as atividades estão disponíveis no site www.animefestival.com.br.

Uma das principais atrações de sábado será o youtuber Fred, do canal Anime Whatever, seguido por cerca de 900 mil internautas.

Já o dublador Charles Emmanuel vem a BH no domingo. É dele a ''voz brasileira'' de vários personagens marcantes da cultura pop, como Rony Weasley (da saga Harry Potter), Near (da série de mangá Death note) e Ben 10.

ANIME FESTIVAL BH
Sábado (19/8), das 13h às 19h; domingo (20/8), das 12h às 18h. Colégio Pio XII. Rua Alvarenga Peixoto, 1.699, Santo Agostinho. Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) – para cada dia. À venda na Saga Escola de Jogos (Av. Afonso Pena, 749, Centro). Informações: www.animefestival.com.br.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS