Mônica Salmaso se apresenta em Festival de Inverno da UFMG

Com a participação de Teco Cardoso (sax e flautas) e Nelson Ayres (piano), artista vai cantar os encontros de Vinicius de Moraes com Chico Buarque, Carlos Lyra, entre outros

por 28/07/2017 08:00

Dani Gurgel/divulgação
A cantora Mônica Salmaso promete mostrar, na quarta-feira, o lado B de Vinicius de Moraes (foto: Dani Gurgel/divulgação)
A cantora paulista Mônica Salmaso tem uma ligação carinhosa com BH e com a UFMG. O show que ela vai apresentar nesta edição do festival surgiu graças a um projeto do produtor mineiro Pedrinho Alves Madeira, há quatro anos.

Na época, Mônica se dedicava à turnê do disco Alma lírica brasileira e foi convidada para participar, em BH, das comemorações do centenário de nascimento de Vinicius de Moraes. “Pedrinho queria uma homenagem ao Poetinha, mas ela não poderia focar muito no Tom Jobim e nem no Baden Powell. A ideia era explorar as outras parcerias. Curiosamente, meu primeiro disco, Afro-sambas (1995, com Paulo Bellinati), tem justamente esse repertório. Foi bacana pesquisar e descobrir toda a diversidade do Vinicius”, comenta.

Quarta-feira (2/8), com a participação de Teco Cardoso (sax e flautas) e Nelson Ayres (piano), Mônica vai cantar os encontros de Vinicius de Moraes com Chico Buarque, Carlos Lyra, Francis Hime, Ary Barroso, Ernesto Nazareth e Edu Lobo, entre outros.

“É uma delícia fazer esse show, que acabou se expandindo para outras cidades. É um lado B do Vinicius, que se tornou um presente pra mim. Voltar a me apresentar na UFMG é muito bacana. Uma das apresentações mais bonitas que fiz em minha carreira foi justamente no câmpus, com o Alma lírica. A Lua era um escândalo de tão maravilhosa”, recorda. Em breve, Mônica lançará um disco com releituras do universo caipira moderno. O repertório terá duas canções do mineiro Sérgio Santos.

 

FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG
De sexta-feira (de 28/7) a 5 de agosto.

Local: Câmpus UFMG, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha; e Conservatório UFMG, Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Entrada franca.

Informações: (31) 3409-6411.

Agenda completa: www.ufmg.br/festivaldeinverno 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS