São Lourenço recebe Festival Nacional da Canção neste fim de semana

Cidade no Sul de Minas recebe a primeira etapa classificatória do Fenac, que cai distribuir 200 mil em prêmios

por Estado de Minas 28/07/2017 09:00
Acervo pessoal
A banda capixaba Cinco Nós venceu a edição de 2016 do festival mineiro (foto: Acervo pessoal)

Famosas por suas águas, carregadas de propriedades terapêuticas, as fontes de São Lourenço, no Sul de Minas, atraem turistas de todo o Brasil. Porém, no fim de semana, a música será a estrela da estância hidromineral. A cidade receberá a primeira etapa do 47º Festival Nacional da Canção (Fenac), o maior evento do gênero realizado no Brasil. Serão distribuídos R$ 200 mil em prêmios.

Hoje e amanhã, às 21h, em frente ao Parque das Águas, o público ouvirá 20 canções – quatro delas se classificarão para as semifinais, em Boa Esperança.

As seis etapas classificatórias e a grande final prometem movimentar a vida cultural de diversas cidades sul-mineiras. Esta edição do Fenac contabilizou dois mil inscritos de 24 estados – 100 foram selecionados. A portuguesa Sandra Fidelga está entre eles. Ela virá de Lisboa especialmente para mostrar seu talento em Minas.

As outras etapas serão realizadas em Extrema (4 e 5/8), São Thomé das Letras (11 e 12/8), Coqueiral (25 e 26/8) e Guapé (1º e 2/9). Semifinais e finalíssima ocorrerão de 7 a 9 de setembro, em Boa Esperança, onde nasceu Lamartine Babo – cujo nome está no troféu que será concedido ao vencedor.

IMPULSO Ano passado, a banda de pop rock capixaba Cinco Nós venceu o Fenac com a canção Runas.  “O prêmio permitiu que terminássemos a gravação de nosso disco. O Fenac é um grande festival. Foi uma alegria muito grande não só ter vencido, como também a oportunidade de tocar para tanta gente”, diz o vocalista Nano Vianna.

Paralelamente ao Fenac, as cidades-sedes receberão o 8º Festival Nacional da Cultura, com eventos de música clássica e instrumental, teatro, dança e  artes circenses. (CE)

FENAC
. Sexta e sábado (28 e 29/7) – Às 21h. Etapa classificatória. Palco Fenac, em frente ao Parque das Águas, em São Lourenço


FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA
. Sexta (28/7) – 15h: Palhacita vai à praia. Com Trupe Gaia. 16h: Família Tiso. 17h30: Project Violive (Calçadão). 21h: O Clown e os Tambores, Violive e Malabares de Led (Palco Fenac)
. Sábado (29/7) – 10h30: Palhacita vai à praia. 11h30: O Clown e os Tambores. 13h: Sofisticanto.
14h: Instrumental/música caipira. 15h30: Martin Fernandez e Thuany Schainaider (ópera). 17h: Daiana Mazza (violino). No Calçadão. 21h: O Clown e os Tambores e Daiana Mazza (Palco Fenac)

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS