Maria do Carmo Brandão assina livro sobre o Bairro Funcionários da Coleção BH

por Estado de Minas 01/07/2017 09:00
Fredy Antoniazzi/Divulgação
(foto: Fredy Antoniazzi/Divulgação)
O Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira, é o tema da 29ª edição da Coleção BH. A cidade de cada um. A publicação da editora Conceito tem lançamento neste sábado (1º/7), na Livraria Ouvidor Savassi, a partir das 10h. O livro aborda, a partir da vivência da escritora belo-horizontina Maria do Carmo Brandão, o passado da região, lembranças de tradicionais famílias e de estabelecimentos ali instalados.

O Bairro Funcionários surgiu em 1896, um ano antes da inauguração da nova capital, com o intuito de acolher servidores públicos recém-transferidos de Ouro Preto. “A cidade completa 120 anos em 2017 e esse lançamento é uma forma de homenageá-la”, afirma a escritora. Madu, como é conhecida, diz que escrever sobre a região foi extremamente prazeroso. “Mais do que isso: emocionante. Peguei-me revirando o meu passado, coisas que ficaram na memória e no coração.”

O volume registra a diversidade das edificações do bairro, com exemplos de construções que abrigavam  instituições do governo de Minas, além de praças e casas tombadas pelo patrimônio histórico e cultural. Madu se mudou da região quando se casou e passou a viver no Santo Antônio, mas não deixou de frequentar o Funcionários. “Nasci num hospital que ficava no Funcionários. Na minha infância e adolescência, convivi com diferentes nacionalidades, como os israelitas que tinham uma União em frente à minha casa”, conta.

A escritora observa que, diferentemente de outros bairros da cidade, o crescimento do Funcionários se deu de forma lenta. “Os bairros novos de BH são verticais. Aqui também temos prédios, mas bastante áreas verdes e a preservação da história. Retrato um pouco disso tudo no meu livro, que também serve para que os jovens criem um paralelo entre a antiga capital e a de hoje”, afirma.

Funcionários – Coleção BH. A cidade de cada um
Lançamento hoje, das 10h às 13h, na livraria Ouvidor Savassi, rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi, (31) 3221-7473. Entrada franca.

Funcionários
• Autora: Maria do Carmo Brandão
• Editora: Conceito (102 páginas)
• Preço sugerido: R$ 20

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS