Exposição 'CâmeraSete' exibe imagens do interior de Minas entre 1970 e 1990

Assinada pelo fotógrafo Miguel Aun, mostra está em cartaz em BH, na Casa da Fotografia de Minas Gerais

por Márcia Maria Cruz 31/03/2017 07:00
Miguel Aun/divulgação
(foto: Miguel Aun/divulgação)
Com uma câmera analógica, o fotógrafo Miguel Aun percorreu as cidades do interior de Minas entre 1970 e 1990. As imagens poderão ser vistas na exposição que será aberta hoje à noite, na CâmeraSete, em BH. “É um recorte de meu trabalho numa época em que produzi bastante. Continuo a fotografar, mas com menor intensidade. A idade pesa”, afirma Miguel.


Foram selecionadas 68 imagens para a mostra, com curadoria de Guilherme Horta. “As fotos têm um mesmo tema: o pessoal do interior, coincidentemente porque eu sou do interior de Minas”, ressalta.

“As feiras e festas religiosas me chamam a atenção por causa do povo, o jeito de cada um”, explica. A simplicidade sempre o encantou. Ao registrar esses momentos, ele contribui para a construção da identidade do estado. Cerca de 30 anos depois dos registros, Miguel ainda se emociona com aquelas cenas.

A fotografia faz parte da vida de Miguel desde a infância, quando ele acompanhava o trabalho do pai, Elias Aun, proprietário do Foto Elias, estúdio e loja de Belo Horizonte.

“Meu pai me ensinou a fazer amigos no meio fotográfico”, afirma Miguel. Antes de se dedicar à fotografia, ele se formou engenheiro. “São cerca de 50 anos fotografando. Quando comecei, larguei a engenharia. A partir de 1975, fiquei por conta”, conclui.

MIGUEL AUN
Fotografia. CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Av. Afonso Pena, 737, Centro, (31) 3236-7400. Em cartaz de amanhã a 13 de maio. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h. Entrada franca.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS