Jornalista lança Renascença: a série de TV no século XXI, mostrando a revolução das séries de televisão

Rodrigo Seabra apresenta para o público leigo os elementos que constituem uma série de TV

por Redação 17/03/2017 14:02
Reprodução
(foto: Reprodução)
A Editora Autêntica está lançando uma novidade para encher os olhos do público que gosta de séries no Brasil. Em Renascença: a série de TV no século XXI, o jornalista Rodrigo Seabra fala da verdadeira revolução nos bastidores e na qualidade das séries norte-americanas que ocorreu na virada do século XXI e continua acontecendo em pleno 2017.


O livro, elaborado durante mais de quatro anos, é um detalhado retrato de uma época na qual a dramaturgia televisiva subiu muitos degraus para se igualar à tradição do cinema e da literatura. Percebendo esse movimento, que vem sendo chamado pela imprensa de “Renascença da TV”, Seabra lançou mão de habilidades diversas vindas do tempo de editor acadêmico, jornalista formado e especializado em cultura pop e tradutor e professor de inglês por muitos anos – além de fã de séries transformado em especialista e crítico – para elaborar um manual com diversas em informações.

“A intenção é informar o público em geral, com linguagem simples e bem explicada, com uma cara jornalística, ou como se fosse um papo com o melhor amigo”, conta Seabra. O autor prefere se manter longe de outros títulos brasileiros que buscam o nicho de “almanaques de curiosidades divertidas”, como ele classifica.

E acrescenta: “Tem um outro lado que só fiquei sabendo agora no lançamento. Parece que não existia ainda nenhuma publicação tão abrangente em português para auxiliar na área acadêmica, muito embora não seja um livro cheio de citações de autores ou tratando de teorias de comunicação. Nada disso. Mas a fundamentação para o pessoal da Academia que quer trabalhar com ficção televisiva está toda lá.”

No lugar desses nomes clássicos da comunicação, são citados críticos, colunistas e demais profissionais que fazem o dia a dia da cobertura e da área de televisão, como diretores, produtores e executivos, tudo com o objetivo de conferir credibilidade aos tópicos a partir de fontes norte-americanas mais estreitamente ligadas à criação dos seriados. Rodrigo esclarece que preferiu esse lado jornalístico estrangeiro, quase sem consultar obras nacionais, por uma questão de distanciamento. “Quis justamente traduzir para o espectador brasileiro essa quantidade de informação que só é veiculada lá fora. É uma maneira de o pessoal daqui se situar na conversa e se educar para além daquele velho ‘Qual é sua série favorita?’.”

Arquivo pessoal/Divulgação
Jornalista Rodrigo Seabra fala da revolução nos bastidores e na qualidade das séries norte-americanas (foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
Diversos conceitos relacionados às séries com os quais lidamos no dia a dia, mas não sabemos exatamente como funcionam, são explicados e exemplificados. Só o sumário já dá a dica: o que é uma série (e o que não é), quais são os canais e seus perfis, como uma série nasce e chega ao ar, quem é esse tal showrunner. E então vêm temporadas, cancelamentos, campanhas, streaming, premiações, séries derivadas, audiência, remakes, práticas da indústria, termos usados pela imprensa e pelos fãs “e provavelmente mais algumas dúzias de palavras-chave”, lembra o autor.

Quando se trata de gêneros, por exemplo, tudo o que caracteriza uma comédia ou um drama televisivo em tempos recentes – e as muitas misturas entre os dois – é abordado de maneira detalhada e direta. Mais adiante, questões sociais pertinentes também são tratadas com muitos exemplos, desde a chateação do spoiler até a influência dos seriados na vida das pessoas, na política e na cultura brasileira e norte-americana.

É interessante pontuar que, em todos os momentos, o livro fala para o espectador comum, aquele já interessado nas produções e que agora quer conhecer um pouco mais a fundo os bastidores para acompanhar sua série favorita e saber tudo o que se passa com ela, na frente e por detrás das câmeras. O público de séries é qualquer pessoa. O público desta nova publicação também. Basta ser fã.

SERVIÇO
Título: Renascença: a série de TV no século XXI
Autor: Rodrigo Seabra (Belo Horizonte)
Editora: Autêntica (Belo Horizonte)
Site oficial: http://grupoautentica.com.br/autentica/livros/renascenca/1411
No Facebook: https://www.facebook.com/livrorenascenca/
Onde encontrar: em diversas livrarias online, como Amazon, Saraiva, Cultura, Cia. Dos Livros, Folha, Travessa, e provavelmente nas maiores livrarias físicas, como a Leitura. (ver links no site oficial)
Preço sugerido: R$ 48,90, mas com descontos em quase todas as livrarias.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS