Feira Nacional de Artesanato começa no próximo dia 6

Com cerca de 7 mil expositores de várias partes do país, feira acontece no Grande Pavilhão do Expominas

por Redação EM Cultura 29/11/2016 09:37

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Arquivo Pessoal/Divulgação
Expositores da Turquia, Paquistão, Índia, África do Sul, Quênia, Japão, Senegal e Bolívia também marcarão presença na 27ª FNA. (foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

Fim de ano é tempo de feiras e feiras, bazares e bazares. Alguns deles em benefício próprio, disfarçados em caridade, outros com significativo e conhecido cunho social. Como ocorre com a Feira Nacional de Artesanato (FNA), que está sendo promovida pela 27ª vez no Expominas e que representa, graças ao trabalho incansável de Tânia Machado, um meio de vida digno para centenas de artesãos. Cerca de 7 mil expositores de várias partes do país estarão se apresentando de 6 a 11 de dezembro. Considerado como o maior do segmento na América Latina, o evento deverá atrair 180 mil visitantes. Assim como nas últimas edições, a organização estima um volume de negócios de aproximadamente R$ 90 milhões. Com o Natal como tema principal, a feira mostrará um pouco da história e costumes dessa comemoração ao redor do mundo.

No Grande Pavilhão do Expominas, o público terá acesso a 1.200 estandes com produtos feitos de madeira, ferro, cerâmica, pedra-sabão, sementes, fibras naturais, entre outros materiais. O visitante encontrará produtos de vários segmentos da economia criativa, desde aqueles já esperados em uma feira de artesanato, como bijuterias, bolsas, calçados e acessórios, até itens como massas, doces, bebidas, temperos e especiarias artesanais, chás orgânicos e biojoias. Com preços para todos os bolsos, estarão expostos os tradicionais bordados do Nordeste, as cobiçadas peças em pedra-sabão, típicas do artesanato mineiro, objetos característicos da arte indígena e produtos feitos a partir de resíduos da indústria. Expositores da Turquia, Paquistão, Índia, África do Sul, Quênia, Japão, Senegal e Bolívia também marcarão presença na 27ª FNA.

 

Em clima natalino, as crianças que forem ao evento poderão visitar a oficina do Papai Noel e acompanhar a restauração de brinquedos que serão doados às crianças de instituições carentes da capital e região metropolitana. A garotada também poderá se distrair no Espaço Criança, que será montado no Grande Pavilhão do Expominas. No local, monitores farão atividades recreativas com as crianças. Além disso, a feira conta com incentivo especial para os visitantes do interior. Para grupos de mais de 15 pessoas que fizerem sua inscrição antecipada, o valor cobrado pelo preço do ingresso será de 50%.

A 27ª FNA é uma realização do Sistema Fiemg através do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), apoiada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Banco do Brasil, Cemig e governo de Minas. O evento recebe, também, o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), da JCHEBLY, SouBH, Abexa, Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa e Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Entre os dias 7 e 11 de dezembro, a feira terá uma programação de 107 oficinas direcionadas aos interessados no aprendizado e aperfeiçoamento de técnicas artesanais. Nas oficinas, o participante produzirá peças a partir de materiais como raízes, sementes, linhas, tecido, papel, biscuit e recicláveis. Os interessados poderão se inscrever no próprio local. Mais informações e cronograma das atividades estão disponíveis no site feiranacionaldeartesanato.com.br. Para completar a programação, o Sesi leva ainda para o evento importantes iniciativas, como os projetos Circuito saúde, A indústria começa aqui, Cozinha Brasil e Escola móvel.

FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO
Quando: de 6 a 11 de dezembro
Local: Expominas (Avenida Amazonas, 6.030, Gameleira)
Horários: dia 6 de dezembro, somente para lojistas, das 12h às 20h; dias 7, 8 e 9, das 14h  às 22h; dia 10, das 10h às 22h; dia 11, das 10h às 21h
Ingressos: R$ 10. Crianças de até 12 anos e pessoas acima de 60 anos têm entrada franca. Grupos com mais de 15 pessoas que fizerem sua inscrição antecipada garantem 50% de desconto nas entradas
Informações: feiranacionaldeartesanato.com.br

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS