Fórum das Letras mobiliza Ouro Preto a partir desta quinta-feira

Evento vai promover debates, performances, exposições e filmes discutirão a cultura e os rumos do país

por 10/11/2016 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Neno Viana/divulgação
Guiomar de Grammont diz que a diversidade brasileira está em pauta em Ouro Preto (foto: Neno Viana/divulgação)
Até dia 15, o Fórum das Letras vai mobilizar Ouro Preto. O tema desta edição é o Brasil. Debates, performances, exposições e filmes discutirão a cultura e os rumos do país. O fórum, claro, volta-se também para a literatura e seu papel no mundo contemporâneo.

De acordo com Guiomar de Grammont, curadora do evento, a proposta é valorizar a diversidade cultural brasileira e discutir questões urgentes, como a desigualdade social, que se reflete nos baixos índices de leitura da população.

O contista mineiro Murilo Rubião é o patrono do Fórum, que receberá dezenas de escritores e artistas. Desembarcarão em Ouro Preto os franceses Jean-Paul Delfino e Jean-Yves Loude e o português Francisco José Viegas. Entre os brasileiros estão André Santanna, Consuelo Dieguez, Eduardo Jardim, Fernando Morais, Elisa Lucinda, João Moreira Salles, Joel Zito Araujo, Leonardo Sakamoto, Lirinha e Maria Esther Maciel.

Na abertura oficial, às 19h30 de hoje, no Cine Vila Rica, a mesa Prosas periféricas reunirá o escritor Ferréz e o rapper Emicida. Amanhã, no mesmo local, estão programados os debates Literatura, memória e história, com Francisco José Viegas, Junia Furtado e Stella Maris Rezende, e A palavra é... Brasil, com André Santanna e Jessé Souza.

No sábado, o humor será o tema de João Moreira Salles, documentarista e editor da revista Piauí, e Marcelo Zorzanelli, cocriador do site Sensacionalista. A programação completa pode ser conferida no site www.forumdasletras.com.br. Os eventos têm entrada franca.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS