Bob Dylan ganha o Prêmio Nobel de Literatura 2016

Maior distinção literária para o cantor e compositor foi anunciada nesta quinta-feira (13). É a primeira vitória de um americano desde 1993

por Márcia Maria Cruz Agência Brasil 13/10/2016 08:23

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AFP PHOTO/FRED TANNEAU
Cantor e compositor americano Bob Dylan, de 75 anos, levou o Prêmio Nobel de Literatura 2016 (foto: AFP PHOTO/FRED TANNEAU)

O compositor, cantor, pintor, ator e escritor norte-americano Bob Dylan é o prêmio Nobel de Literatura 2016. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 13, na Academia Sueca sob a justificativa de o artista "ter criado novas formas de expressão poética no quadro da grande tradição da música americana". O compositor é o primeiro norte-americano a levar o Nobel desde Toni Morrison, em 1993. 

Dylan nasceu Robert Allen Zimmerman em 24 de maio de 1941, em Duluth (Minnesota). Neto de imigrantes judeus russos, aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas e, ainda adolescente, aprendeu piano e guitarra sozinho. Começou cantando em grupos de rock, imitando Little Richard e Buddy Holly, mas, quando foi para a Universidade de Minnesota, em 1959, voltou-se para a folk music.



Em 1960, mudou-se para Nova York, onde manteve contato com o seu ídolo – o lendário cantor folk Woody Guthrie. Na época, Guthrie estava hospitalizado em decorrência de doença hereditária no sistema nervoso, e Dylan o visitava com regularidade. Também passou a frequentar cafés e clubes de Greenwich Village, integrando-se a outros músicos, momento frutífero para suas composições. Escreveu o tributo ao ídolo Song to Woody. Foi descoberto pelo jornal The New York Times, que escreveu artigo sobre a performance do jovem cantor. Tempos depois, assinou contrato com a Columbia Records, momento em que acrescentou legalmente o sobrenome Dylan ao seu prenome.


Em 2004, foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a Rolling Stone, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS