Belo Horizonte terá Cidade do Circo no espaço da antiga Estação da Gameleira

Termo de cooperação foi assinado entre Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura, e Sula Kyriacos Mavrudis, fundadora da Rede de Apoio ao Circo

por Estado de Minas 27/09/2016 16:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Mariane Botelho/Divulgação
(foto: Mariane Botelho/Divulgação)
Belo Horizonte ganhará Cidade do Circo no espaço da antiga Estação da Gameleira. Será o primeiro centro de referência do circo do país, com o desenvolvimento de ações formativas e a produção e exibição de espetáculos circenses. Leônidas Oliveira, presidente da Fundação Municipal de Cultura, e Sula Kyriacos Mavrudis, fundadora da Rede de Apoio ao Circo, assinaram ontem, dia 26, termo de cooperação técnica para a instalação da instituição.

O termo prevê a cessão de um terreno de cerca de 12 mil m², além da própria Estação Ferroviária da Gameleira, pelo período de 25 anos, à Rede de Apoio ao Circo. A antiga Estação Ferroviária, tombada pelo patrimônio municipal, será restaurada para abrigar a sede do projeto. As obras têm previsão de início para dezembro de 2016.

O projeto prevê a disponibilização de um espaço para um circo itinerante, a instituição de uma Escola Municipal de Circo, um núcleo de cinema para produção de filmes e documentários, a criação de uma biblioteca e videoteca especializadas, com amplo acervo de livros, jornais, fotos e histórico das famílias que construíram suas trajetórias em torno do circo. A Fundação Municipal de Cultura também poderá desenvolver no local ações e projetos na área de circo.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS