Quadrinista mineira cria estratégia para impulsionar financiamento coletivo

A artista Bianca conseguiu publicar um livro pelo Catarse superando em 136% a meta inicial. Agora, ela segue para o segundo projeto

por Estado de Minas 12/07/2016 09:32

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Cada vez mais, o Brasil está descobrindo o sistema de financiamento coletivo, o chamado 'crowdfunding', que acabou se tornando uma alternativa às políticas públicas governamentais e aos incentivos fiscais, comuns no fomento à cultura no país.

 

Projetos inovadores, que aliam artes e serviços acabam chamando atenção de investidores e apreciadores que acabam por impulsionar tais propostas e incrementar a economia.


Com apenas 23 anos, a quadrinista mineira Bianca - cujo nome de registro é Amanda Reis - já caminha para seu segundo projeto financiado por meio de contribuição coletiva via internet.

Carol Gandra/Divulgação
A quadrinista Bianca - cujo nome de registro é Amanda Reis - vai para seu segundo projeto financiado por meio de contribuição coletiva (foto: Carol Gandra/Divulgação )

A estudante de artes plásticas da UFMG desenvolveu estratégias de divulgação em suas redes que a tornaram um case de sucesso ao superar a meta de financiamento em 136% durante a campanha de seu primeiro livro.

 

Ela escolheu a plataforma Catarse de financiamento coletivo. O site, que nasceu em 2011, captou R$12,5 milhões em 2015, um crescimento de
15% em relação ao ano anterior. Agora, Bianca segue para o próximo projeto lançado pelo Catarse: seu segundo livro de quadrinhos.

 

A artista criou um método próprio de divulgação em suas redes. Na página de sua principal personagem do Facebook "Anna Bolenna - a perturbada da Corte; - que já conta com 335 mil curtidas e tem um alcance de 1,2 milhão de internautas por semana - ela publica teasers diários convidando; os internautas para conhecerem seu novo projeto.

Além disso, construiu, a partir da primeira campanha, uma rede de contatos que agregou fãs e pessoas que se identificam com sua arte. O segredo para alcançar o sucesso no financiamento coletivo é angariar 25% da meta na primeira semana, garante a artista. A partir daí temos um termômetro e podemos medir as estratégias de divulgação dos meses seguintes;, explica
Amanda Reis/ Divulgação
(foto: Amanda Reis/ Divulgação)

Para a publicação de sua segunda obra "Pé na Bunda – O livro; Bianca também envia aos investidores produtos de sua linha de produtos com seus quadrinhos mais famosos.


O sistema de trocas é conhecido no meio crowdfunding como 'recompensas'. Entre os brindes estão chaveiros, posts e quadros com os desenhos de Bianca.


O projeto para angariar fundos para o livro entrou no ar essa semana pelo Catarse, onde ficará por dois meses.

Informações: www.facebook.com/annabolenna03/

Link do Catarse: https://www.catarse.me/penabunda?ref=ctrse_explore_pgsearch

Página: www.annabolenna.com

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE ARTES E LIVROS