Filarmônica de Minas Gerais apresenta música brasileira nos Concertos para a Juventude deste domingo

DATA

  • 10/09/2017 à 10/09/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • :0,00

                                                  FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS APRESENTA MÚSICA BRASILEIRA NOS
                                                  CONCERTOS PARA A JUVENTUDE DESTE DOMINGO, 10 DE SETEMBRO

 

Era uma vez o Brasil é o tema da próxima apresentação dos Concertos para a Juventude da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que será realizada no dia 10 de setembro, às 11h, na Sala Minas Gerais, sob a batuta do maestro Marcos Arakaki. No programa, as obras Abertura Festiva, de Camargo Guarnieri Três peças nordestinas, de Clóvis Pereira Condor: Abertura, de Carlos Gomes Uirapuru, de Heitor Villa-Lobos e Passacaglia para o Novo Milênio, de Edino Krieger. Os ingressos estão esgotados.

 

Ao recuperar em Minas Gerais a tradição de concertos sinfônicos nas manhãs de domingo, os Concertos para a Juventude destinam-se à formação de público. Com preços populares e formato que facilita e estimula a participação em família, são também um delicioso momento de encontro e relaxamento. Em 2017, as apresentações, dirigidas pelo regente associado Marcos Arakaki, destacarão a música em suas várias possibilidades. Os próximos concertos serão realizados nos dias 15 de outubro (Era uma vez o mundo das crianças) e 5 de novembro (Era uma vez três contos universais). Os ingressos começam a ser vendidos um mês antes de cada apresentação. As datas de início de venda podem ser conferidas no site da Filarmônica &ndash www.filarmonica.art.br.

 

Este concerto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais e conta com o Apoio Cultural do Banco Votorantim por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

O maestro Marcos Arakaki

 

Marcos Arakaki é Regente Associado da Filarmônica de Minas Gerais e colabora com a Orquestra desde 2011. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do 1º Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes 2001 e o Prêmio Camargo Guarnieri 2009, ambos como primeiro colocado. Foi também semifinalista no 3º Concurso Internacional Eduardo Mata, realizado na Cidade do México em 2007.

 

Marcos Arakaki tem dirigido outras importantes orquestras tanto no Brasil como no exterior. Estão entre elas as orquestras sinfônicas Brasileira (OSB), do Estado de São Paulo (Osesp), do Teatro Nacional Claudio Santoro, do Paraná, de Campinas, do Espírito Santo, da Paraíba, da Universidade de São Paulo, a Filarmônica de Goiás, Petrobras Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, orquestras de Câmara da Cidade de Curitiba e da Osesp, Camerata Fukuda, dentre outras. No exterior, dirigiu as orquestras Filarmônica de Buenos Aires, Sinfônica de Xalapa, Filarmônica da Universidade Autônoma do México, Kharkiv Philharmonic da Ucrânia e a Boshlav Martinu Philharmonic da República Tcheca.

 

Marcos Arakaki foi regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira e regente titular da OSB Jovem e da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

 

Natural de São Paulo, Marcos Arakaki é Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts, Estados Unidos. Recebeu orientações de David Zinman na American Academy of Conducting at Aspen e participou de masterclasses com os maestros Kurt Masur, Charles Dutoit e Sir Neville Marriner.

 

Nos últimos dez anos, Marcos Arakaki tem contribuído de forma decisiva para a formação de novas plateias, por meio de apresentações didáticas, bem como para a difusão da música de concertos através de turnês a mais de setenta cidades brasileiras. Atua, ainda, como coordenador pedagógico, professor e palestrante em diversos projetos culturais, instituições musicais, universidades e conservatórios de vários estados brasileiros.

 

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2008. Após meses de intenso trabalho, músicos e público viam um sonho tornar-se realidade com o primeiro concerto da primeira temporada da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Criada pelo Governo do Estado e gerida pela sociedade civil, nasceu com o compromisso de ser uma orquestra de excelência, cujo planejamento envolve concertos de série, programas educacionais, circulação e produção de conteúdos para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal. Um dos mais bem-sucedidos programas continuados no campo da música erudita, tanto em Minas Gerais como no Brasil, reconhecida com prêmios culturais e de desenvolvimento econômico, em 2017 a Filarmônica está apresentando sua décima temporada e continua contando com a participação de grandes músicos para celebrar a Música e o respeito conquistado junto ao público.

 

SERVIÇO

 

Concertos para a Juventude

Era uma vez o Brasil

10 de setembro &ndash 11h

Sala Minas Gerais

 

Marcos Arakaki, regente

 

C. GUARNIERI                   Abertura festiva

C. PEREIRA                         Três peças nordestinas

C. GOMES                           Condor: Abertura

H. VILLA-LOBOS                               Uirapuru

E. KRIEGER                         Passacaglia para o Novo Milênio

 

Ingressos: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia)

 

Meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência, de acordo com a legislação.

 

Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br

 

Funcionamento da bilheteria:

Sala Minas Gerais &ndash Rua Tenente Brito Melo, 1090 &ndash Bairro Barro Preto

De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 21h.

Aos sábados, das 12h às 18h.

Em sábados de concerto, das 12h às 21h.

Em domingos de concerto, das 9h às 13h.

 

São aceitos cartões com as bandeiras Amex, Aura, Redecard, Diners, Elo, Hipercard, Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron

 

 

Próximos Concertos para a Juventude 

JUVENTUDE 5 | 15 de outubro, 11h

Era uma vez o mundo das crianças

Saint-Saëns, Prokofiev

Início da venda de ingressos em 15 setembro

 

JUVENTUDE 6 | 5 de novembro, 11h

Era uma vez três contos universais

Humperdinck, Tchaikovsky, Stravinsky

Início da venda de ingressos em 6 outubro

+EVENTOS

Eventos