Exposição do Museu de Congonhas eterniza "Paixão e Fé" dos fiéis no Jubileu do Bom Jesus

DATA

  • 30/09/2017 à 30/09/2018
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 17:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Há poucos dias do início de um dos mais tradicionais eventos do estado, o Jubileu de Bom Jesus, o Museu de Congonhas inaugura a exposição fotográfica &ldquoPaixão e Fé&rdquo. A mostra reúne trabalhos da fotógrafa Eliane Gouvea, produzidos durante o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de 2016, retratando a fé e a devoção dos romeiros. A abertura da exposição ocorre na próxima quarta-feira, 30 de agosto, às 19h, no Museu de Congonhas.

&ldquoEste registro traz a simplicidade da fé e o poder que ela exerce sobre todos nós. O amor infinito e confiável ao Senhor Bom Jesus, o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Nos registros de 2016 passei por pessoas que transmitiram muita alegria e agradecimento. Uma entrega muita intensa, uma simplicidade poderosa. Fotografar é ver e sentir! A passagem rápida dos romeiros de tantos lugares deixando aqui essa espiritualidade tão encantadora transformando Congonhas nesse lugar de júbilo. 260 anos se passaram e aqui a lâmpada da fé continua acesa&rdquo, explicou Eliane Gouvea.

Todos os anos, o Jubileu atrai milhares de pessoas, que chegam à cidade para fortalecer a fé, agradecer as graças alcançadas e participar de missas, confissões, comunhões, visitar à imagem do Senhor Morto e a Sala dos Milagres (onde são depositados os ex-votos &ndash objetos que testemunham os milagres).

Outras duas exposições de fotógrafos de Congonhas foram inauguradas este ano no Museu de Congonhas. &ldquoArte e Fé&rdquo, de Mauro Barros, sobre a Semana Santa e &ldquoSantuário&rdquo, de Welerson Athaydes, abordando todo o contexto histórico da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

O Museu de Congonhas é um dos mais importantes projetos de preservação da memória do país, localizado na Alameda Cidade de Matosinhos. A instituição foi inaugurada em dezembro de 2015 com a missão de potencializar a percepção e a interpretação das múltiplas dimensões do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico que, desde 1985, tem o título de Patrimônio Cultural Mundial. Os princípios que orientam tanto as exposições, quanto as ações educativas e os demais programas de atividades do novo Museu partem do reconhecimento da pluralidade de significados do sítio histórico desta cidade mineira e de suas práticas sociais, para oferecer meios facilitadores de apropriações cognitivas, sensoriais e emocionais. 

https://www.congonhas.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/congonhas-comemora-o-mes-do-aleijadinho/98691

+EVENTOS

Eventos