Senac mostra como combinar hábitos alimentares dos primórdios com a cozinha contemporânea

DATA

  • 18/08/2017 à 27/08/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Senac mostra como combinar hábitos alimentares dos primórdios com a cozinha contemporânea

 

Em Tiradentes, ingredientes como capeba, fermentado de jabuticaba e queijo de Frei Rosário serão usados nas atividades gratuitas e também no tuk-tuk gastronômico, a grande atração oferece serviço de alta gastronomia

 

O 20º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes acontece na charmosa cidade histórica até dia 27 de agosto e reúne milhares de pessoas em uma programação de shows, apresentações teatrais e, principalmente, atrações gastronômicas como aulas show, espaço interativo, cozinha ao vivo e almoços e jantares temáticos. O Senac participa de mais uma edição com atividades educativas no 6º Fórum Senac &ndash Gastronomia e Cultura, com o intuito de promover os sabores e as tradições da cozinha mineira. No segundo final de semana do evento, a instituição irá apresentar versões de pratos típicos de outras regiões do Brasil e do mundo &ndash como acarajé, sushi e massa italiana - utilizando ingredientes que fazem parte da cultura alimentar mineira.

            A programação do Senac no festival, que pode ser acompanhada em quatro espaços com oficinas, aulas demonstrativas e momentos de degustação, mostra ainda como utilizar os nove pilares do programa &ldquoPrimórdios da Cozinha Mineira&rdquo na culinária contemporânea. &ldquoA base da cozinha mineira é a combinação de elementos com o uso de técnicas complexas, isto é o que torna  possível utilizar produtos tradicionais, muitos deles em desuso, em receitas contemporâneas, como será mostrado com o Programa Primórdios da cozinha Mineira&rdquo, explica a consultora em pesquisas gastronômicas do Senac em Minas, Vani Pedrosa.

            Na Praça das Vertentes, por exemplo, o público poderá conferir o preparo da Barriga de Porco Crocante com Cromesquis de Panc´s, pelo chef Ronie Peterson, no dia 25. Na receita, Peterson vai utilizar ora-pro-nobis e capeba, que fazem parte do pilar Panc´s, que são Plantas Alimentícias não Convencionais. A barriga de porco será marinada em folhas de funcho e cachaça, pururucada ao vivo e servida com molho de cachaça e rapadura.

            Na Praça Senac do Conhecimento os visitantes colocam a mão na massa junto com os chefs no Espaço Interativo. No dia 26, o chef Laudinei do Carmo conduz com os presentes o preparo da Cozinha Mineira: dos primórdios até a atualidade. Já no Espaço Degustação, no mesmo dia, o chef Marcus Vinícius Carvalho compartilha a receita de Acarajé das Gerais, que utiliza o tradicional bolinho de feijão frito na banha de porco e recheado com frango com quiabo.  No dia 27, a chef Josiane Andrade apresenta o prato Dos Primórdios à Itália. A massa fresca tipicamente italiana será recheada com o umbigo de bananeira e servida ao molho de tamarillo com lascas do famoso queijo de Frei Rosário. Ainda no dia 27, o chef Laudinei prepara ainda a receita de um Sushi dos Primórdios na Pousada Escola do Senac. Na mesma data e local, o chef Fernando César elabora a Ambrosia e sua origem nos conventos.

 

Tuk-tuk gastronômico oferece serviço de alta gastronomia

O uso dos ingredientes dos primórdios também será feito na principal atração do Senac no festival: o tuk-tuk gastronômico. O veículo, muito popular em países da Ásia, estará nos principais espaços de Tiradentes para levar a experiência de uma refeição completa aos participantes do festival. Em cada espaço, duas pessoas serão selecionadas aleatoriamente para vivenciar um serviço de alta gastronomia. No cardápio, o chef trará elementos como ora-pro-nobis, vinho de jabuticaba, capeba e taioba em harmonizações elaboradas.

            Além de renomados chefs, integram o time da instituição os alunos dos cursos de hospitalidade da capital mineira e da Zona da Mata. Cerca de 50 estudantes dos cursos profissionalizante de Cozinheiro, graduação tecnológica em Gastronomia e MBA em Gestão Hoteleira e Gastronômica irão vivenciar toda a logística de um grande evento.  &ldquoTrata-se de uma atividade de extensão na qual os alunos têm mais uma oportunidade de praticar o que aprendem no curso, podem fazer networking com grandes nomes da gastronomia nacional e aprender sobre o funcionamento de um festival que é referência nacional e recebe milhares de pessoas. O evento também é uma importante experiência para os profissionais da gastronomia que estão em formação&rdquo, observa o gerente de produtos de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Produção do Senac, Hans Eberhard Aichinger.

           

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS E PALESTRAS COM OS CHEFS DO SENAC

 

*COZINHA AO VIVO &ndash PRAÇA DA RODOVIÁRIA

27 de agosto, domingo, às 15h &ndash Chef Mauro de Paula: Couscous de quirera com nacos de porco e sabores do cerrado

 

*COZINHA AO VIVO &ndash PRAÇA DAS VERTENTES

25 de agosto, sexta-feira, às 22h &ndash Chef Ronie Peterson: Barriga de porco crocante com cromesquis de PANCs

 

 *ESPAÇO DEGUSTAÇÃO &ndash PRAÇA SENAC DO CONHECIMENTO: 40 PESSOAS

26 de agosto, sábado, das 13h às 14h15 &ndash Chef Marcus Vinícius Carvalho: Acarajé das Gerais

27 de agosto, domingo, das 10h às 11h15 &ndash Chef Josiane Andrade: Dos Primórdios à Itália

 

*ESPAÇO INTERATIVO &ndash PRAÇA SENAC DO CONHECIMENTO: 16 PESSOAS

26 de agosto, sábado, das 10h às 12h &ndash Chef Laudinei Tadeu do Carmo: Cozinha Mineira: Dos primórdios até a atualidade

 

*AULA &ndash POUSADA ESCOLA DO SENAC: 60 PESSOAS

27 de agosto, domingo, de 11h às 11h45 &ndash Chef Laudinei Tadeu do Carmo: Sushi dos primórdios

27 de agosto, domingo, de 12h às 12h45 &ndash Chef Fernando César: Ambrosia e sua origem nos conventos

 

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS