Queijo Minas artesanal da região Entre Serras da Piedade ao Caraça será lançado em Santa Bárbara

DATA

  • 06/07/2017 à 09/07/2017

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Queijo Minas artesanal da região Entre Serras da Piedade ao Caraça será lançado em Santa Bárbara

 

·         Produto foi resgatado por meio do projeto Primórdios da Cozinha Mineira

 

·         Atividade é uma das atrações do Torneio Leiteiro da cidade

 

No dia 8, durante a programação do 41º Torneio Leiteiro de Santa Bárbara, será apresentado ao público o queijo minas artesanal que carrega a chancela Entre Serras da Piedade ao Caraça. O queijo existe há mais de 200 anos, mas sua fabricação estava extinta há 70 anos. A produção artesanal por produtores locais foi resgatada por meio do projeto Primórdios da Cozinha Mineira do Senac, que contou com o apoio técnico da Emater e das prefeituras municipais de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas e Santa Bárbara. O queijo representa a história de Minas Gerais, uma vez que a região foi a primeira do Estado a ser altamente popularizada.

A especialista em pesquisas gastronômicas do Senac, Vani Pedrosa, explica que o Primórdios da Cozinha Mineira é um projeto de extensão da Faculdade Senac que tem a proposta de pesquisar os hábitos alimentares, receitas e ingredientes que eram utilizados há 300 anos, durante o Ciclo do Ouro, na região entre as Serras da Piedade e do Caraça. &ldquoNosso estudo visa descobrir a forma como a região desenvolveu a gastronomia ao longo dos anos, o que envolve um trabalho de fundamentação histórica, pesquisa, resgate e retorno desses ingredientes e receitas para a região&rdquo, completou.

No dia 9 haverá ainda o lançamento da próxima etapa do projeto. Dessa vez, o pilar trabalhado é o pomar histórico. A pesquisa contemplará as frutas antigas de Minas Gerais. Jovens da cidade de Santa Bárbara apresentarão a proposta de trabalho para transformar as frutas típicas em produtos gastronômicos. Além da queijaria e do pomar, o projeto é composto por mais sete pilares: horta histórica farinhas, pães e quitandas doçaria receitas tradicionais carnes e derivados  técnicas, utensílios e ambiente bebidas alcoólicas, cafés e chás.

Ainda no dia 9, o Senac promoverá também uma Aula Show aberta ao público com o professor do curso de graduação tecnológica em Gastronomia, Michel Abras. O chef vai cozinhar ao vivo enquanto explica os ingredientes e forma de preparo de uma paella com os vegetais cultivados na horta histórica. Alunos da Escola Municipal Marfisa Magalhães, que desenvolvem o projeto Educação Empreendedora, irão auxiliar o chef. Eles vão usar ingredientes como azedinha, vinagreira e maria gondó para cozinhar.

O SenacMóvel &ndash carreta-escola da instituição ficará estacionada no Parque de Exposições, entre os dias 6 e 8, para oficinas gratuitas de capacitação. As aulas serão ministradas por instrutores de cursos de Hotelaria do Senac. As inscrições para acompanhar a aula são limitadas e podem ser feitas no local, por ordem de chegada.

Programação:

8/07 às 15h no Parque de Exposições Adilson Melo: Lançamento do queijo minas artesanal Entre Serras da Piedade ao Caraça

9/07 às 10h no Parque de Exposições Adilson Melo: Lançamento da nova etapa do Projeto Primórdios da Cozinha Minaira: Frutas típicas

9/07 às 11h no Bar da Estação: Aula Show Paella com o professor do curso de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, Michel Abras. Inscrições limitadas no local.

SenacMóvel

06/07 às 16h e às 18h no Parque de Exposições Adilson Melo: Montagem de café da manhã com produtos locais. Inscrições limitadas no local.

07/07 às 16h e às 18h no Parque de Exposições Adilson Melo: Boas Práticas na Cozinha e Marketing Gastronômico. Inscrições limitadas no local.

08/07 às 16h e às 18h no Parque de Exposições Adilson Melo: Receitas com leite e queijo do Entre Serras. Inscrições limitadas no local.

 

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS