Dia Nacional do cooperativismo 2017 é celebrado em todo país

DATA

  • 01/07/2017 à 01/07/2017
  • Hora início: 09:00
  • Hora fim: 13:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

Celebração do Dia de Cooperar será em Belo Horizonte realizada na Praça da Assembleia

 

As cooperativas mineiras irão celebrar o maior projeto de voluntariado cooperativista do país, o Dia de Cooperar (Dia C), no próximo dia 1º de julho, das 9h às 13h, na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte.

Nesse dia, o Sistema Ocemg oferecerá atividades diversas para apresentar o segmento à população, além de mostrar o potencial do voluntariado cooperativista.

Cerca de duas mil pessoas são esperadas para o evento, uma manhã de lazer e descontração aberta ao público, com shows musicais de Aline Calixto, apresentação teatral do grupo Batuque Salubre do Instituto Unimed-BH , recreação infantil, exposição de produtos e serviços cooperativistas, entre outras atividades.

Esta será a nona edição do Dia C em Minas Gerais. O projeto criado em 2009 já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com ações sociais diversificadas promovidas pelas cooperativas em mais de 200 municípios, com o auxílio de mais de 263 mil voluntários.

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isso, o programa busca abraçar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

&ldquoAs cooperativas estão preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é com este programa que podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas através da promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país&rdquo, afirma Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg.

Atrações

Na manhã do dia 1º de julho, aqueles que passarem pela Praça da Assembleia poderão visitar sete espaços: Trilha do Cooperativismo, um labirinto com informações sobre a história do segmento Degustação, onde as pessoas poderão conhecer produtos de cooperativas Exposição, em que será possível adquirir produtos das cooperativas Saúde, que disponibilizará massagens relaxantes e exames rápidos, como aferição de pressão e glicose Kids, em que os pequenos se divertirão com brincadeiras, personagens lúdicos e recreação e Crédito, onde o público conhecerá os serviços do setor.

O Dia C

O Dia C, idealizado pelo Sistema Ocemg em 2009, ganhou abrangência nacional e é atualmente realizado em todo o país. No primeiro sábado de julho, quando também é celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, as cooperativas promovem ações sociais simultâneas, como doação de roupas e alimentos, plantio de mudas, palestras educativas, visitas e reformas de entidades filantrópicas, entre outras. Até o momento, mais de 250 cooperativas mineiras confirmaram participação em 2017.

Este ano a iniciativa terá como tema &ldquoAtitudes simples movem o mundo&rdquo. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas de Minas e do Brasil. O projeto será celebrado em 26 Estados e no Distrito Federal.

Números gerais

            No Brasil, são mais de 6,6 mil cooperativas filiadas ao Sistema OCB. O setor já conta com 13,2 milhões de associados e geram cerca de 376 mil empregos formais. O segmento exportou, em 2016, mais de US$ 5 bilhões a partir de relações comerciais junto a 147 países. &ldquoAlém da competividade e resiliência econômica, o modelo de uma cooperativa ainda tem o diferencial de se preocupar com os seus cooperados e também com a comunidade em que estão inseridas, trabalhando para mitigar as suas mais diversas privações&rdquo, completa o presidente do Sistema OCB.

 

Números Dia C

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país. Em 2016, 1278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal, e beneficiaram mais de um milhão de pessoas. Este ano, a meta é beneficiar ainda mais pessoas através dos projetos contínuos. O grande desafio é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas.

 

www.minasgerais.coop.br/diac.

+EVENTOS

Eventos