Festival de Cinema Europeu exibe filmes gratuitos no Cine Santa Tereza com apoio do Instituto Cervantes Belo Horizonte

DATA

  • 24/05/2017 à 03/06/2017
  • Hora início: 17:00
  • Hora fim: 19:30

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

 

A 13ª edição do evento acontece em onze capitais brasileiras e chega à Belo Horizonte em 24 de maio. Serão exibidos filmes de 14 nacionalidades que ficam em cartaz até 03 de junho. A temática deste ano é &ldquomulheres em cena&rdquo

 

 

A capital mineira será palco, de 24 de maio a 03 de junho, do Festival de Cinema Europeu, que acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) Cine Santa Tereza. Em sua 13ª edição, o Festival será realizado em onze capitais brasileiras ao longo dos meses de maio e junho. Com o tema &ldquo Mulheres em Cena&rdquo, o Festival irá exibir uma seleção de películas nos quais a mulher é o destaque visando ampliar a visão e a percepção dos espectadores sobre a valorização e a participação da mulher no cinema. O Festival é uma realização da EUNIC-Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e Embaixadas dos Países da União Europeia. A curadoria é de responsabilidade de Lorena Quintas e Rafaella Rezende. Os filmes são gratuitos e as vagas são limitadas. O Cine Santa Tereza fica à rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza.

&ldquoO Festival abre um espaço fundamental e importante ao trazer como recorte curatorial as mulheres no cinema. É nosso desejo prestigiar filmes europeus dirigidos por mulheres e/ou com abordagens de questões femininas e de igualdade de gênero. O recorte amplia e promove um debate sobre a importância de um espaço de expressão, visibilidade e reflexão da mulher dentro da sétima arte&rdquo, comenta uma das curadoras da mostra, Lorena Quintas.

&ldquoEssa é mais uma ação apoiada pelo Instituto Cervantes de Belo Horizonte na promoção da cultura. Queremos ser reconhecidos não somente como uma referência no ensino do espanhol, mas também como disseminadores da cultura em suas mais variadas vertentes. O papel da mulher no cinema é inquestionável e o público poderá conferir grandes obras através do olhar feminino&rdquo, ressalta o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Luis Javier Ruiz Sierra.

O Festival de Cinema Europeu é promovido para comemorar o Dia da Europa, celebrado em 09 de maio. Esta data é festejada desde 1950, quando foi proferida a Declaração de Schulman, que propôs uma nova forma de cooperação politica no continente europeu, então devastado pela II Guerra Mundial.

Serão exibidos na edição deste ano, 14 filmes de 14 nacionalidades diferentes. Dentre as exibições, a maioria é de filmes dirigidos por mulheres, como o espanhol De sua janela à minha de Paula Ortiz e o sueco Belleville Baby de Mia Engberg, que trazem o olhar feminino por trás das câmeras, perspectiva ainda pouco prestigiada no mundo do cinema.

Filmes baseados em histórias de mulheres reais, como da artista dinamarquesa Marie Kroyer e da pensadora alemã Hannah Arendt, inspiram e exemplificam mulheres corajosas, influentes e capazes de superar o preconceito e a supremacia masculina

A independência e a luta pela igualdade são bem retratadas também no filme dos Países Baixos A Excêntrica família de Antônia, de Marleen Gorris, e no filme húngaro Mamãe e outras figuraças da família de Ibolya Fekete, nos quais mulheres exercem o seu poder de escolha para seguir o seu próprio caminho

 

Sinopses dos filmes: www.belohorizonte.cervantes.es

 

 

Serviço: Festival de Cinema Europeu

Dias: 24 de maio a 03 de junho

Horários: de quarta à sábado. Sessões às 17h e 19h30

Local: MIS Cine Santa Tereza

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza

Tel: 3277 4699

Entrada gratuita

Vagas limitadas

 

Confira a programação dos filmes


24/05 Quarta-feira

17h- A excêntrica família de Antônia (Países Baixos). Censura livre

19h30- A garota desconhecida (Bélgica)

 

25/05- Quinta-feira

17h- Bellevile Baby (Suécia). Censura 16 anos

19h30- Amália- O Filme (Portugal). Censura 12 anos

 

26-05- Sexta-feira

17h-Marie Kroyer (Dinamarca). Livre

19h30-Mamãe e outras figuraças da família (Hungria). 12 anos

 

27-05 Sábado

19h- Pavee Lackeen- A Cigana (Irlanda). 16 anos

 

31/05 Quarta-feira

17h- O menino da ponte (Chipre). 16 anos

19h30- Hannah Arendt (Alemanha). 12 anos

 

01/06 Quinta-feira

17h- De sua janela à minha (Espanha). 16 anos

19h30- Pânico (Eslovênia). 16 anos

 

02/06 Sexta-feira

17h- Tigres na Cidade (Eslováquia). 16 anos

19h30- O caminho de Halima (Croácia). Livre

 

03/06- Sábado

19h- Nossa Estrangeira (França)- livre

www.belohorizonte.cervantes.es

+EVENTOS

Eventos