Exposição "Fotografia como estratégia do encontro", de Alexandre Sequeira

DATA

  • 11/02/2017 à 29/06/2017
  • Hora início: 10:00
  • Hora fim: 18:00

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada Franca

ALEXANDRE SEQUEIRA ABRE NOVA TEMPORADA DE EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS NO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

 

Fotógrafo paraense retrata cidade mineira de Pedra Azul a partir deste sábado, dia 11, na mostra &ldquoFotografia como estratégia do encontro&rdquo. Entrada gratuita

 

O fotógrafo paraense Alexandre Sequeira abre a temporada de exposições 2017 do Café do Memorial &ndash no Memorial Minas Gerais Vale, com a mostra &ldquoFotografia como estratégia do encontro&rdquo. O trabalho reúne imagens que retratam a cidade mineira de Pedra Azul, no Vale Jequitinhonha, sob o olhar de jovens moradores locais. Eles realizaram trabalho conjunto com Alexandre durante residência artística feita pelo fotógrafo em vários bairros do pequeno município. O lançamento da mostra é neste sábado, dia 11, e segue em cartaz até 29 de junho com entrada gratuita. O museu fica na Praça da Liberdade, 640 &ndash Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.  

 

Artista plástico e fotógrafo, Alexandre Sequeira é mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA. Nas imagens que registra, o destaque é o desenvolvimento de trabalhos que estabelecem relações entre fotografia e alteridade social, aspecto que marca uma nova fase de exposições do Café do Memorial, mais autoral, agora sob a curadoria da dupla Guilherme Cunha e Bruno Vilela. Em &ldquoFotografia como estratégia do encontro&rdquo, Alexandre Sequeira cria diálogos entre territórios distintos da própria cidade de Pedra Azul.

 

ALEXANDRE SEQUEIRA PELO MUNDO

Entre as muitas exposições e festivais &ndash individuais e coletivas, que o fotógrafo participou no Brasil e no exterior, destacam-se: &ldquoUne certaine amazonie&rdquo, em Paris/França Bienal Internacional de Fotografia de Liège/Bélgica Exposição no Centro Cultural Engramme, em Quebec/Canadá X Bienal de Havana/Cuba Paraty em Foco 2009 FotoFestPoa 2010 e 2011 Festival de Fotografia de Recife 2010 Simpósio e exposição &ldquoBrush with Light&rdquo, na Universidade de Arte Mídia e Design de NewPort no Reino Unido Festival Internacional de Fotografia de Pingyao/China &ldquoGigante pela própria natureza&rdquo, em Valência na Espanha &ldquoGeração 00 &ndash a nova fotografia brasileira&rdquo e Projeto Portfólio no Itaú Cultural, em São Paulo/Brasil. Alexandre Sequeira ainda tem obras no acervo do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas Coleção Pirelli/MASP e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul.

 

SOBRE OS CURADORES


Bruno Vilela

Formado em Artes Visuais pela Escola Guignard &ndash UEMG e em Administração pela PUC MG, trabalha como artista visual, fotógrafo, vídeo artista e coordenador de projetos. É co-idealizador e diretor do FIF BH &ndash Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (fif.art.br). Idealizou e também coordena os projeto Área Criativa (areacriativa.art.br), EXA &ndash Espaço Experimental de Arte (exa.art.br), Muros: Territórios Compartilhados (muros.art.br), e foi co-idelaizador do projeto que recebeu o XIV Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia, entre outros. Trabalhou na ONG Oficina de Imagens entre 2004 e 2013 com projetos culturais e sociais.

 
Guilherme Cunha

Guilherme Cunha é natural de Belo Horizonte, graduado em artes plásticas pela Escola Guignard &ndash UEMG (2004), tendo sido bolsista na Pittsburg State University (KS/EUA) em 2002. É artista visual e realizador cultural. Sua pesquisa poética se baseia na investigação sobre a construção dos modelos de percepção e as plataformas de produção de conhecimento que se refletem na estrutura social. Foi artista residente do Atelier #3 na Casa Tomada (SP/2010), do JA.CA (BH/ 2014) e do RedBull Station (SP/2014). Foi contemplado no programa de exposições do Centro Cultural Marcantônio Vilaça em 2015, no XIII Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia e foi co-idealizador do projeto que recebeu o XIV Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia. É co-idealizador e diretor do FIF BH - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (fif.art.br).


SERVIÇO

Lançamento da exposição &ldquoFotografia como estratégia do encontro&rdquo, de Alexandre Sequeira

Data: 11 de fevereiro a 29 de junho 2017

Horário: Conforme funcionamento do museu

Local: Café do Memorial &ndash no Memorial Minas Gerais Vale

ENTRADA GRATUITA

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias 

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

www.memorialvale.com.br

+EVENTOS

Eventos

VÍDEOS RECOMENDADOS