Oficinas de Verão

DATA

  • 02/01/2017 à 31/01/2017
  • Hora início: 09:30
  • Hora fim: 16:30

LOCAL / INFO

PREÇOS

  • Entrada - terça e quinta:25,00
    Entrada gratuita - Quarta-feira:0,00
    Entrada - fim de semana:40,00

Férias no Inhotim com atividades para adultos e crianças


Aprendizado de técnicas artísticas e novos olhares sobre
o acervo enriquecem a programação

 

Em todos os fins de semana de janeiro acontecem as Oficinas de Verão, nas quais toda a família aprende sobre os acervos do Instituto por meio de atividades lúdicas com os educadores. Durante a semana, o público pode usufruir das visitas panorâmica e temática.

O formato da programação de férias foi ajustado para atividades de duração mais curta. Segundo a supervisora de educação, Lidiane Arantes, &ldquodurante a Colônia de Férias, percebemos que os pais desejavam participar da programação com as crianças em atividades mais breves para, posteriormente, conhecerem o Parque. Por isso, adotamos esse novo formato&rdquo. Algumas atividades também têm o objetivo de conscientizar os visitantes sobre a conservação do meio ambiente, como explica Lidiane Arantes: &ldquoNa oficina de Furoshiki, por exemplo, os participantes vão confeccionar bolsas reaproveitando tecidos. Durante a atividade, vamos conversar sobre consumo consciente&rdquo. Ainda de acordo com a supervisora de educação, algumas oficinas foram realizadas nos projetos educativos em 2016. &ldquoQueremos que os visitantes também tenham essas experiências, vivenciadas por jovens atendidos pelos projetos do Inhotim&rdquo. Todas as oficinas de verão acontecem na Estação Educativa para visitantes, no Centro de Educação e Cultura Burle Marx, onde o público pode tirar dúvidas sobre os acervos do Inhotim e receber sugestões de roteiro pelo Parque.

 

Funcionamento &ndash Natal e Reveillón

O Parque estará fechado nos fins de semana do Natal (24 e 25 de dezembro) e do ano novo (31 de dezembro e 01o de janeiro). Já nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro, segundas-feiras, o Instituto abrirá excepcionalmente, de 9h30 às 16h30, com entradas a R$ 25. Para evitar filas, o ingresso pode ser comprado pelo site inhotim.org.br. Além disso, para se deslocar dentro do Inhotim, o serviço de transporte interno pode ser adquirido por R$ 25 por pessoa (gratuito para crianças de até 5 anos).

Confira abaixo toda a programação de janeiro:

 

Oficinas de verão

Stop Motion:

O objetivo é fazer com que os participantes conheçam mais os acervos artístico e botânico do Inhotim por meio dessa técnica audiovisual. Com o uso de câmera, computador e massinha, os educadores vão ensinar aos participantes todas as etapas de produção de um vídeo de animação stop motion, passando pela elaboração do roteiro, preparação dos personagens, ensaios das cenas e fotografia quadro a quadro.

Quando: 07 e 08 de janeiro (sábado e domingo)

Público: crianças a partir de 10 anos acompanhadas por um responsável e adultos

Horário: 10h30 às 12h30

Local: Estação Educativa para Visitantes

Observações: 10 vagas. Inscrições a partir de 09h30 na Recepção e saída do mesmo local

Atividade gratuita para visitantes

 

Furoshiki:

O Furoshiki é uma tradicional forma japonesa de embrulhar presentes e transportar objetos, como garrafas e caixas. Nesta oficina, os visitantes vão utilizar um pedaço de tecido e, por meio de técnicas de dobradura e amarração do lenço, criarão bolsas para serem usadas no dia a dia. Além de criativo e versátil, o Furoshiki ainda contribui para a redução do uso de bolsas plásticas e alerta para o consumo consciente.

Quando: 14 e 15 de janeiro (sábado e domingo)

Público: crianças a partir de 10 anos acompanhadas por um responsável e adultos

Horário: 14h às 15h30

Local: Estação Educativa para Visitantes

Observações: 15 vagas. Inscrições a partir de 13h30 na Recepção e saída do mesmo local

Atividade gratuita para visitantes

 

Cianotipia

Os jovens do projeto Laboratório Inhotim aprenderam, em 2016, essa técnica, que consiste na impressão fotográfica em tons de azul. A cianotipia também é utilizada como ferramenta para a documentação científica, como, por exemplo, nos processos de registro botânico. O público será convidado a descobrir os jardins de Inhotim, produzindo impressões fotográficas a partir de folhas do acervo botânico.

Quando: 21 e 22 de janeiro (sábado e domingo)

Publico: crianças a partir de 10 anos acompanhadas por um responsável e adultos

Horário: 14h às 15h30

Local: Estação Educativa para Visitantes

Observações: 15 vagas. Inscrições a partir de 13h30 na Recepção e saída do mesmo local

Atividade gratuita para visitantes

 

Stencil em Camiseta

O stencil é utilizado para impressões em superfícies planas. Nesta atividade, o visitante será convidado a personalizar uma camiseta com estampas do acervo artístico do parque. Além de aprenderem a técnica, adultos e crianças vão conhecer mais sobre as obras trabalhadas na oficina, conversando com os educadores.

Quando: 28 e 29 de janeiro (sábado e domingo)

Publico: crianças a partir de 10 anos acompanhadas por um responsável e adultos

Horário: 10h30 às 12h30

Local: Estação Educativa para Visitantes

Observações: 15 vagas. Inscrições a partir de 10h na Recepção e saída do mesmo local

Atividade gratuita para visitantes

 

Visita temática - &ldquoO movimento neoconcreto como ruptura na arte brasileira&rdquo

No final da década de 1950, surgiu no Rio de Janeiro o movimento artístico Neoconcretismo, em oposição ao movimento Concretista da cidade de São Paulo. Os neoconcretistas romperam com o excesso de racionalismo e propuseram uma arte mais sensível e subjetiva. Obras de artistas desse movimento como Amílcar de Castro, Lygia Clark e Lygia Pape estão expostas no Inhotim.

Quando: quartas, sábados, domingos e feriados

Horários: 10h30

Local: saída da Recepção

Público: Livre

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h

Atividade gratuita para visitantes

 

Visita Panorâmica

A visita panorâmica oferece informações sobre arte e botânica, permitindo que o público tenha uma visão geral sobre o Inhotim a partir de um percurso definido pelos mediadores do Instituto.

Quando: de terça-feira a domingo

Horário: 11h e 14h

Onde: saída da Recepção

Público: Livre

Observação: 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h30/13h30

Atividade gratuita para visitantes


Informações para imprensa

 

Marcelo Martins &ndash marcelo.martins@inhotim.org.br

31 3194-7328 | 31 99765-5494

 

Malu Gonçalves &ndash malu.goncalves@inhotim.org.br

31 3194-7319 | 31 99765-2470

 

https://www.inhotim.org.br

+EVENTOS

Eventos